quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Blog do Ronco entrevista com exclusividade o Coronel da PM Jackson Justus - Comandante do 38º Batalhão da PM de São Carlos


Blog do Ronco: O senhor tem dito que o seu trabalho está mais voltado na prevenção para evitar a repressão. Como a PM vai agir e como a sociedade poderá ajudar nesse trabalho?
Coronel Jackson: A PM precisa estar envolvida com a sociedade e vice-versa. Se conseguirmos trazer a sociedade, fazendo com que o policial se envolva com a sociedade, o primeiro passo estará dado. A partir daí nós iremos começar o que? Ações e busca de melhorias na qualidade de vida. Busca na sensação de segurança, trazendo um policiamento mais forte na prevenção. Não adianta nada ficar correndo somente atrás da repressão. A prevenção o que é? É evitar que o crime aconteça. Para que isso aconteça, nós temos um ponto de encontro da PM com a sociedade, que é o 190. A pessoa viu alguma coisa estranha, alguma coisa diferente, na casa dele ou mesmo no vizinho, ligue para 190, a polícia estará lá e se possível evitar que se cometa um crime. Essa é a situação de vínculo do policial militar com a sociedade. As portas aqui do Capitão Andrade em Ribeirão Bonito estão abertas, as minhas em São Carlos da mesma forma. Eu sou uma empresa, eu tenho que atender bem meu cliente, se não atender bem, estou errado. Eu recebo um dinheiro da sociedade para trabalhar para ela. Eu tenho que trabalhar bem, e para trabalhar bem eu preciso desses fatores desse vínculo. Da harmonia da PM com a sociedade.
Blog: o senhor acha que falta maior participação da sociedade?
Coronel Jackson: Com certeza. Se ela está tranqüila, não está acontecendo nada com ela, ela não precisa se preocupar. O medo só acontece quando acontece em nossa casa. Como diz o outro: quando a porta é arrombada eu coloco o cadeado. Enquanto eu estou tranqüilo, porque estou em minha casa o problema é da segurança pública, o problema é do  outro lado, é do vizinho. A sociedade tem que agir como um todo, ela precisa acordar, precisa participar, brigar pelos direitos. Se ela não brigar pelos seus direitos ela não irá conquistar nada. Será que a PM está agindo corretamente? Está atendendo às necessidades? Precisa verificar o que é preciso melhorar e falar.
Blog: As reuniões do CONSEG seria uma das formas de aproximar a PM com a sociedade?
Coronel Jackson: A nossa briga é justamente essa. É trocar idéia com o CONSEG. O CONSEG é uma parte muito importante. Eu gostaria que as pessoas participassem das reuniões do CONSEG. O CONSEG é um braço de ligação com o Governo do Estado. Não só na segurança. O CONSEG pode atuar em todas as áreas: segurança, saúde, educação. Se for para melhorar nossa escola, nossa saúde, o CONSEG tem condições de atuar nessa área.
Blog: Fale um pouco da Operação Delegada
Coronel Jackson: A Operação Delegada foi lançada em São Paulo com o prefeito Kassab, no qual ele fez um convênio com a PM, e os policiais nas suas horas de folga, fardado com todo o equipamento, com toda a segurança, com toda a tranqüilidade, trabalhando em prol do município. Recebe uma verba para que trabalhe em suas horas de folga. Isso faz com que aumente a quantidade de policiais que esteja atuando na área. Em São Paulo deu muito certo na região da 25 de março, Rua Oriente. Hoje você não vê crime, não vê problema. Antigamente a comunidade ia lá fazer compras e ficava preocupada. Hoje não, hoje andam tranqüilos, pois em todas as esquinas existem policiais. Seria muito bom conseguir a Operação Delegada aqui também.
Blog: O Blog do Ronco deu visibilidade a essa Operação Delegada, uma vez que o senhor já esteve no municio de Dourado conversando com o prefeito, e me parece que o prefeito é a favor dessa operação no município. Colocado no Blog dessa forma, alguns comentários chegaram indagando se o policial não estaria usando as suas folgas, o seu descanso em troca de mais trabalho. Será que os PMS irão desenvolver um bom trabalho sem descanso?
Coronel Jackson: Se você for perceber hoje, hoje em dia, o policial faz o serviço extra-corporação. Por mais que agente coíba, ele tem que buscar uma melhoria de salário. Essa melhoria de salário ele vai fazer alguma coisa: ele pode ser pedreiro, pode ser alfaiate, pode ser professor e  pode ser segurança também. Se ele trabalha fora nas folgas, ele pode trabalhar para a Polícia Militar e para a Prefeitura. E ele consegue fazer isso. Nós não iremos extravasar. Nós teremos controle. Esse controle vai ser rígido. Vai existir cronogramas de horários para que o PM não se desgaste muito. Nós teremos o policial apto ao trabalho.
Blog: O senhor diria que esse processo já está bem avançado em Dourado?
Coronel Jackson: Pelo que conversei com o Prefeito, há o interesse dele de nos apoiar nessa área, é bem interessante. Ele demonstrou que está buscando essa lei, os detalhes para fazer esse convênio conosco. Estamos aguardando alguns detalhes dele junto à lei e junto à própria Câmara Municipal. E a partir daí poderemos fazer esse convênio e ter essa melhoria no policiamento
Blog: E em Ribeirão Bonito, também cabe a Operação Delegada?
Coronel Jackson: Com certeza! Eu acho que todos os municípios aqui cabem. A população está crescendo muito, e a necessidade de segurança é cada vez mais ampla, mais necessária. Se fizer em todos os municípios, com certeza, a população irá ganhar. O custo é mínimo. Você terá uma pessoa extremamente profissional com todos os detalhes e equipamentos trabalhando em prol da comunidade.
Blog: Uma mensagem para a nossa região: Dourado, Ribeirão Bonito, Ibaté e outras cidades

Coronel Jackson: Eu quero agradecer a todas essas cidades. Eu já recebi visitas de pessoas dessas cidades citadas. A gente discute, conversa.... percebemos também que o 190 pode ser melhorado...mas a sociedade aos poucos está acordando. Há um processo de evolução fazendo com que o vínculo da PM com a sociedade seja aumentado. Isso vai dar melhoria para todos nós.

Um comentário:

Anônimo disse...

Que show de entrevista! Boa Ronco! Não é a toa que ganhou o Top Blo
Marcelo