sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Delegacia de Dourado funciona movida a boa vontade e amor pela profissão

Opinião

Prometi que falaria um pouco do que presenciei durante todo o dia de ontem,quinta(20), na Delegacia de Polícia de Dourado. Muito bem, comentei o trabalho excepcional da Polícia Militar. Não poderia deixar de falar da Polícia Civil.

É visível a diferença de estrutura das polícias Militar e Civil. Enquanto a PM têm coordenação de ação e planejamento,  visto que Capitães são os comandantes em operações como a deflagrada em Dourado, e segue a hierarquia com os sargentos, cabos e soldados, a Polícia Civil me parece que depende 100% ou perto disso, da boa vontade  e a competência individual de cada policial.  É a minha percepção.

O que não faltou em hipótese alguma, aos policiais civis que participaram da  ocorrência do roubo a banco em Dourado  foi empenho e boa vontade.

A começar do Delegado Reinaldo Lopes Machado que se deslocou da cidade de Ibaté, onde é titular. Com ele, trouxe um investigador da mesma cidade.  Ficou o tempo todo focado na ocorrência. Se dispôs a vasculhar canaviais e matas em busca dos bandidos. O rádio de comunicação da Policia Civil não fala com a da PM, um absurdo!

Imaginem uma situação onde um Civil está mais próximo que o PM de um bandido e os dois procurando o mesmo elemento sem saber onde estão. Não quero aqui entrar no mérito da unificação das polícias, essa conversa é “bola dividida” e poderá render muitos comentários saindo do objetivo desse texto.

Na delegacia de Dourado estava o escrivão Silvio Dictoro. Já ouvi o ditado que diz: Cobrar o escanteio e correr para cabecear, mas na prática nunca tinha visto. Agora já vi! O Silvio é o verdadeiro faz de tudo. 

Tomei a liberdade de me sentar em uma cadeira no canto da sala de entrada da delegacia e apreciar a tudo que acontecia. Com todo o tamanho avantajado do Silvio, deve ter levantado e sentado centenas de vezes.

“Chegou mais um”, disse um PM para o Silvio. E lá vai o Silvio para recepcionar o novo hóspede do Estado. Senta em frente ao seu computador e ouve preliminarmente o suspeito. “A algema está apertando”, pergunta Silvio. "Não senhor," responde o suspeito. E continua o enterrogatório.

“O Sr. é o escvrivão”, pergunta a repórter de uma rede de TV. “Sim, sou”, responde Silvio. Era mais uma empresa de notícias procurando informações como tantas outras que passaram pela delegacia.

Silvio atendeu a todos com a mesma presteza. De quando em vez, saia rapidinho da sala para dar uma tragada no cigarro  na área de fora da delegacia. Êta vício danado!

Como estava lá para também colher informações, e entre uma novidade e outra, deu tempo para "botar reparo" no prédio sede da delegacia local. Corajosos os funcionários da delegacia, tem-se a impressão que a qualquer momento tudo poderá vir abaixo. Pode ser uma percepção de quem não entende de construção, mas essa minha visão. Trincos na parede, umidade correndo pelo reboque mal pintado e sem manutenção, fôrro desalinhado etc.

Tive o desprazer de conhecer a cozinha da delegacia. Os funcionários que lá trabalham não merecem “aquilo”. Fosse uma cozinha de restaurante, seria fechada pela Polícia e não pela Vigilância Sanitária, tamanho o desrespeito com o ser humano. Sem condições alguma de ser mantida a devida higiene.

Sem contar que para chegar até a cozinha, tem que passar ao lado de um monte de móveis cheirando a mofo. Puro lixo!

 Como já estava sem respiração, resolvi tomar um ar fresco no páteo. O ar fresco veio de uma caixa de inspeção de esgoto prestes a derrubar o muro de arrimo, pois a erosão caminha a passos largos em sua volta. Alô prefeitura, lá deve ter o tal mosquitinho que morde e dá dor de cabeça, enjôo, dor nas pernas etc...etc....

Ah, tem também um mini depósito de ferro velho no canto do muro que mas se parece um desmanche de veículos.

Trabalhar nesse ambiente não deve ser nada fácil, mas pensei:  por aqui deve ter vários funcionários que se revesam na tarefa do dia-a-dia,  dessa forma dá até para dividir o transtôrno. Um pouquinho cada um, e pronto!




   Quando chegou minha vez de questionar o Silvio sobre a operação do dia,  me acomodei  na mesma cadeira que o interrogado, e iniciei a minha tarefa para o Blog do Ronco. Entre uma e outra pergunta, fazia questionamento de ordem pessoal.  Então fiquei sabendo que:
O escrivão Silvio executa as seguintes tarefas:
- Atende ao público em geral
- Elebora os B.O.s
- Cuida do Cartório Central de Diligências
- Dá andamento nos inquéritos
- Fica de plantão de sobre-aviso 365 dias por ano exceto em férias
- Quando realiza flagrante, leva o preso até São Carlos. 

Esse Silvio deve ganhar muitíssimo bem para executar todas essas tarefas. Bom, deixa pra lá, sabemos que o Estado paga muitíssimo mal aos policiais em geral. 

Para fechar nossa conversa, a delegacia de Dourado não tem mais Investigador, a última foi transferida. Perguntei se havia estagiário patrocinado pelo município. Ouvi um sonoro NÃO, do Silvio. Os poucos funcionários que prestam serviço na delgacia, o fazem realmente por amor à profissão.
E eu que pensei que no meu ramo, as coisas não iam bem, hein? Tô no céu!

OBS: Os policias civis de Ribeirão Bonito, todos, vieram para ajudar os de Dourado. É a solidariedade e o espírito de amizade e de colaboração  que toca essa gente fabulosa, o resto...bem o resto é resto...

23 comentários:

P. Charlie disse...

Eis o retrato da Policia Civil! Fui convidado, juntamente a outros Policiais Civis de Ribeirão Bonito e São Carlos, a participar das diligencias na cidade de Dourado; Escrivães e Carcereiros auxiliando o Escrivão Silvio na elaboração dos flagrantes; Investigadores (01 de Ibaté, 01 de Rib. Bonito e 02 de São Carlos) faziam incursões pela mata a procura dos assaltantes, faziam segurança na Delegacia, com o intuito de impedir fugas ou resgates dos capturados, escoltavam os capturados ao PSM e por fim a Cadeia de São Carlos/SP., o Delegado ora auxiliava na elaboração do flagrante e ora auxiliava nas diligencias da investigação! Dois dias estive em Dourado sendo que no dia dos fatos deixei aquela Unidade as 22:30 hs e o Escrivão Silvio que já estava na Delegacia as 03:30 hs (madrugada) do dia anterior permaneceu ainda ali; sendo que por volta das 02:00 hs. (madrugada) outro meliante foi capturado! Retornei nesta data (21) a Delpol de Dourado e por volta das 15:30 hs escoltamos os presos para São Carlos e o Silvio, o único policial civil em serviço na Delegacia de Dourado/SP (o outro esta em férias) ainda estava na Delegacia! Permaneceu na Delegacia de Policia de Dourado por aproximadamente 36 horas ininterruptas! Infelizmente essa é a situação da Policia Civil do Estado de São Paulo! e muito disso graças ao Sr. Alckmin! Realmente os Policiais, sobretudo o "Escravão" de Polícia SILVIO, trabalham por amor ao serviço, pois são mal remunerados e o Estado não lhes da o minimo de condições (material, pessoal, etc...)!
Abraços!
P Charlie!

Milton (Nenê) disse...

Fui escrivão em Dourado por 15 anos.Agora até que está melhor, pois existe computador. No meu tempo haviam velhas máquinas de escrever, cuja manutenção eram feitas gentilmente por despachantes, (ah! e os morcegos, será que continuam lá no forro )?!

De São Paulo disse...

Ola, moro em Sp e tenho familia em Dourado. Parabéns pelo blog, onde posso acompanhar o que acontece na cidade. Conheço o SIlvio e ele é muito boa gente, lembro de quando comia o lanche dele na praça da igreja, sempre simpatico comigo.
Espero que depois da reportagem sobre as más condições fisicas da delegacia, algo possa ser feito pelo prefeito da cidade, estas condições são sub-humanas...vc ajudou de alguma forma com suas fotos, muit gnte não sabe o que se passa do outro lado do muro...

Policial Militar Que Ama o Que Faz disse...

Parabéns a Policia Civil e em especial ao nosso Silvio que nos acompanha diariamente esse é o Cara !!!!!!!!

SONIA BORGES disse...

Meu Deus, estou horrorizada com as informações que nos trouxe! A mídia em geral fala de uma certa "picuinha" entre PM e PC, graças a Deus, que isto pelo menos não acontece em Dourado! Infelizmente, já precisei de ambos os órgãos para resolver assuntos pessoais tanto da PM como da PC, o Silvio é um Amor de pessoa, é extremamente Educado até com quem está errado, nunca se estressou em responder nenhuma pergunta "idiota" (pq leigo só faz pergunta boba, e eu já fiz), tem paciência de explicar detalhadamente nossos direitos, consequência do B.O. etc, etc. E para quem a população pode recorrer para pedir SOCORRO numa situação dessa? Os poderes públicos empurram um para o outro o problema. Se você fala com a Prefeitura, diz que é problema do Estado, o outro fala que é de ordem Federal!! Vamos reclamar com o papa? Egoísmo, falta de competência dos Poderes Públicos instituídos, será que o prefeito como um dos maiores representantes do poder público do município não podia pelo menos PEDIR por melhorias neste serviço. Ligaram para mim, após um B.O da Corregedoria de SP para saber se eu havia sido bem atendida, disseram que era uma forma de "avaliar" o desempenho dos funcionários etc e tal, ah se na ocasião eu soubesse das reais condições que trabalham os policiais civis de Dourado...Por que não ligam para os funcionários para saberem como está as condições de trabalho deles? Parabéns a vc Ronco por tirar a "sujeira" de debaixo do tapete e para os policiais civis e militares de nossa cidade!

De Dourado disse...

Ronco, Parabéns!!
Você foi muito feliz ao descrever a situação em que se encontra a delegacia, e depois querem exigir mais desempenho dos policiais....,e brincadeira, né?

Fabio disse...

Não tenho motivo nenhum para bajular ninguém, mas , neste momento me rendo aos seus comentários, caro Ronco. Você colocou o dedo na ferida. Por mais que digam isso não dá em nada, somente pelo fato de estar registrado no seu blog, é positivo. Os bastidores das policias de Dourado estão no seu blog com muita maestria. Continue com esse trabalho que nos engrandece
Fabio

Anônimo disse...

moradora de ribeirão:além dessa cozinha ser vergonhosa ela é nojenta...parabens aos policiais e a vc silvio pelo belo trabalho.

Peter Pan disse...

Capeta! Falou o que muita gente tinha vontade de falar e não tinha coragem. Desvendou os porões da delega de Dourado. E o Estado o diz Ronco?

douradense que votou na atual administração disse...

Silvio, estamos com voce. Sabemos do seu empenho em trabalhar dessa forma descrita pelo Ronco. E os estagiários do municíopio, nada? Quem sabe a adm.pública ttenha um pouco de sensibilidade e possa dentro do possível ajudar. Se enviar estagiário já está bom demais.

Palhaço Pagador de Impostos disse...

Muito boa sua matéria, é uma realidade que poucos vêem. Isso ocorre na área de segurança, saúde, educação. Vivemos um "faz de conta", nosso atual sistema faliu!. Assistimos diariamente às estripulias políticas como se não nos afetassem, mas está aí o resultado da safadeza. Estamos no estado mais rico da Federação, com PIB similar ao da Argentina, estamos no centro do estado e sofremos com esse descaso. Sem qualquer viés político, elegemos o atual governador como se os ultimos 16 anos tivessem trazido algum benefício para nós, paulistas do interior. Observe uma boiada no pasto e tente entender o porque ela não rompe a cerca e se liberta. Estamos agindo como esses animais irracionais, sentados assistindo passivamente a esse caos, indigados e sem encontrarmos formas de reagir! Onde estão os vereadores, prefeitos, deputados estaduais que foram eleitos para representarnos? Porque não se forma um grande movimento entre Ribeirão Bonito, Dourado, Trabiju, Boa Esperança, Brotas para pressionar o Governo do Estado? Afinal não temos nada a perder! Já não temos nada mesmo!!!!!!!!

Empregador privado disse...

É de dar pena a condição de trabalho desse funcionário. Como podemos esperar motivação e empenho nessas condições? Se fosse na iniciativa privada teríamos sindicatos, associações, vigilancia sanitária, CREA, e tudo que orgão de defesa no nosso pé! Temos que deixar de ser hipócritas e começar a chutar o traseiro dos responsáveis antes que o caldo entorne de vez. Parabéns a esse herói, mas sinceramente, o que tenho mesmo é dó!

Anônimo disse...

morador(a) de dourado:
nós aqui da pacata cidade de dourado,presenciamos todos os dias a pouca vergonha que é essa administração atual, cuja aqual, não exerce seus direitos e deveres, apenas o basico.
agradecemos ao blog por colocar à publico a precaria situação da PC, mas, mesmo com a intenção sendo as das melhores, de nada vai adiantar, pois prefeito e vereadores, não faram nada, fecharam os olhos,então, vamos rever nossos conceitos na proxima eleição!!!!!

DJANGO disse...

PARABENS A TODOS OS POLCIAIS DE SERVIÇO QUE COMPARECERAM A DELEGACIA DE POLICIA DE DOURADO... E CLARO QUE O SILVIO FAZ POR AMOR O Q FAZ.. E MUITA GENTE DESCE O PAU NAS POLICIAS ( MILITAR E CIVIL ).....

Emilio Minutti disse...

Parabéns a reportagem Ronco, mas principalmente aos policiais de Dourado, trablhar nesta condições não e nada facil.
Porém, como podemos querer um operação delegada se não ha estrutura fisica nem a uma nem a outra, a unificação das policias não sai do papel, e como todos sabem o governo que deixou isto como esta e que nada faz para melhorar ganhou com mais de 50% dos votos em Dourado.A mudança esta em nossas mãos,vamos esperar outro tiroteio ou vamos nos mobilizar já !!!.Ainda em tempo as balas atravessam,portas,janelas e ate algumas paredes,então se você é daquele que acha que nada é com você pense.BALA DISPARADA NÃO ESCOLHE ALVO!!!

Anônimo disse...

Luiz Carlos

É lamentável as condições mencionadas pelo Ronco na cidade de Dourado. Existem muitas repartições de governos que também possuem situações precárias de funcionamento que são viabilizadas por esforços individuais de funcionários que amam o que fazem.

Já que as condições ora apresentadas são precárias e a sensibilização das autoridades competentes demorará a ser atingida, será que a população local não poderia se organizar em um mutirão e promover as reformas que se fazem necessárias? Com toda a certeza a cidade tem pedreiros, pintores e empresários que poderiam contribuir para que as condições da delegacia e do sr. Silvio ficassem melhores e caso isso acontecesse os benefçios seriam revertidos em pró da própria sociedade local.

Ainda que as competências não sejam da sociedade e sim das autoridades constituídas, quando essas demonstram inoperâncias, cabe a sociedade organizada ações dentro da legalidade e que se alinham as suas expectativaa e na minha opinião esse é uma delas.

Yara Cavini disse...

Parabéns, Sérgio. São imagens chocantes que se repetem pelas delegacias do país, com raras exceções. Penso que está aí uma ótima oportunidade para uma série de reportagens. É um desrespeito para com esses profissionais que arriscam sua vida para defender a nossa. Sugere para o Tomazelli, isso precisa ser divulgado. Abs.

Camila disse...

Olha entre ser policial ai em Dourado e preso ainda prefiro ser o preso,Deus me livre tomar um café feito nessa cozinha.Pobre policiais até que eles fazem demais pq o salario é precario e ainda ter que enfrentar esse ambiente,que dó e saber que eles correm risco de vida,ta passando da hora de tomar uma providencia,Santa Mãe de Deus proteje e guarde tds que trabalham ai,obrigada Ronco por nos mostrar a verdade.

DOURADO SINGULAR disse...

Porque o prefeito da cidade não vai atraZ.
Vai para São Paulo conversar com o Secretario de segurança púplica do Estado, ou já foi e nós não estamos sabendo?
Cabe ao poder municipal ir atraz , tá na água é pra se molhar.

De um douradense disse...

Os políticos estão se lixando pra situação em que se encontra a segurança de Dourado, até porque não é época de eleição, o certo é fazer que nem tem sido feito para os desabrigados das enchentes, é o povo de Dourado se unir em mutirão e reconstruir a delegacia dessa cidade PACATA, e pedir donativos para dar melhor condição de trabalho ao Silvio, que absurdo, que vergonha a situação da delegacia, o Silvio é mesmo um guerreiro, minha filha é estudante de advocacia e tem que fazer estágio em outra cidade, porque a Prefeitura de Dourado não aprova a contratação de estagiários pra cá, ao invés de inaugurar um prédio para ser a sede da Prefeitura, porque não faz do prédio do ex banco econômico uma delegacia decente? Palhaçada! fica minha indignação, Parabéns Sergio Ronco por mostrar essa vergonha, queria que fosse mostrada a nível nacional por alguma emissora de TV, pra esses administradores ficarem no mínimo com vergonha.

josé carlos disse...

Parabéns Ronco!
Tudo isso que está acontecendo em Dourado nos leva a uma reflexão: a ausência do poder público!
Gerir e administrar, depende de ação com competência, não basta só ter boa vontade!
Se não tomarmos medidas emergenciais com urgência, com certeza, muito em breve Dourado será notícia negativa em seu blog.
Precisamos criar uma associação tipo Amaribo, para discutirmos os problemas de Dourado, dessa forma, contribuir com nosso poder público e melhorar nossa qualidade de vida, com saúde,trabalho, e educação e segurança.
Não basta criticar, precisamos agir rápido.
José Carlos Arruda

Renato disse...

Caramba, e essa fossa aberta, Alô Vigilância Sanitária, só na minha casa porque? E os mosquitos da DENGUE nas proximidades dessa não existe? E esse buraco não junta água. Faça-me o favor viu.

Nayara disse...

Belissima reportagem Ronco. Pois algumas pessoas costumam dizer que os Funcionários Públicos não trabalham. Esta é uma grande prova de que essas pessoas estão enganadas. Pois, o Silvio trabalha e muito e infelismente nessas condições que todos puderam notar.
Parabéns Silvio pelo seu brilhantismo !!!