sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Gente Nossa - Benedito, o REI

   (Foto: Vilson Palaro Junior) - Clique na Imagem
Benedito, o REI

O REI solitário

"Entre meu amigo"! Assim fui recebido pelo Benedito em sua modesta residência, e bota modesta nisso. “Daqui pra frente me chame apenas de REI, Rei do mundo” disse-me o entrevistado.

Rei é um personagem da vida real que há mais de 30 anos vive só, em baixo de um pontilhão. Não deixa dúvida que o maior companheiro é a viola. Possui mais de 150 delas, todas com fabricação própria. O material utilizado é variado, caixas de frutas, pedaços de compensado, restos de paus etc. O interessante é que o Rei consegue ser harmônico com os seus instrumentos. Ao longo da nossa conversa, mais de hora, ele mostrou alguns de seus exemplares colocando sua voz à apreciação.

O estilo é o “sertanejo dolorido”, que de certa forma deixa transparecer algumas marcas do passado. Dos mais de 15 metros de comprimento com 2,00 de largura de sua morada, no pontilhão, o mobiliário fica encostado na parede. Algumas tábuas sobre pedras suportam os objetos diversos que estão amontoados. Na parede de concreto, alguns enfeites. O colchão fica no chão.

“Sou um Rei sem riqueza”, nunca roubei ninguém. Fui casado 15 anos, tenho 8 filhos. Meu filho mais velho é Príncipe, o outro é Conde e o outro é Barão. Tenho 4 filhos homens e 4 filhos mulheres. Sou Rei do Mundo, sou Rei 3 vezes. Eu tenho 73 anos, mas voltei para os 18, pois não tinha nenhum Rei no mundo, os que sobraram roubaram o povo”.

"Hoje eu tenho um monte de namorada, acho que vou me casar neste mês de novembro. Por favor, não esparrama, senão vai chover mais menina atrás de mim”.

Um misto de sonhador, com a realidade da vida, Rei não se mostra pessoa triste, apesar da maneira que escolheu para viver. Segue uma rotina diária. De manhã sai de sua casa para o centro da cidade, onde os que o conhecem, trocam algumas poucas palavras. A viola o acompanha. Com chapéu de palha, e sobre ele, carrega sempre a coroa, símbolo maior da majestade. É figura querida por todos, educado, incapaz de maltratar quem quer que seja. Gosta de conversar, mas não muito, algumas histórias fazem parte de sua mente sonhadora.

A maior parte do tempo passa em baixo da ponte construindo violas. Perguntado se não tem medo de bichos durante a noite, respondeu: “Só do bicho homem”.

Nota do Blog: A idéia de entrevistar o Benedito Rei,  partiu do amigo Vilson Palaro Junior, que esteve com o REI e ficou muito bem impressionado, tanto quanto eu. A foto de abertura desta matéria é do amigo Vilson.
"Volte quando quiser", disse o REI

6 comentários:

Anônimo disse...

ronco adorei a historia do rei pois ela me comoveu muito.
poia apesar dele morar debaixo da ponte ele não se mostra uma pessoa triste como outros que não sabem viver a vida de um jeito agradavel.a sua imaginação faz dele uma criança,RONCO E A MINHA FAMILIA VISITAMOS SEU BLOG TODOS O DIAS E FICAMOS IMPRECIONADOS COM AS NOTICIAS E EU GOSTARIA DE TE DAR OS PARABENS POR ESSE BLOG TÃO BEM FEITO QUE E´O SEU MEUS PARABENS RONCO
ASS: FAMILIA VANZELI fazenda bom jardim

Marlene disse...

Sérgio,que bela matéria!!!O Rei é uma figura sem igual.Quem o conhece sabe da pureza da sua alma , do orgulho de ser chamado REI e como é um homem de fé....
Mais uma vez, valeu, Sergio!Deus o abençoe!

Anônimo disse...

Caro Sergio, ficou muito boa a entrevista e a materia. Achei bem legal a iniciativa, porque desmistifica o personagem que eh visto como louco pela maioria da populacao. Mas louco conhecer a tecnica de construcao de um instrumento tao complexo como a viola, com medidas e afinacao precisas, levanta a indagacao sobre quem eh, na verdade, o louco. Eu mandei minhas impressoes e algumas fotos para o site do "Roberto Correa" que eh um "bam-bam-bam" da viola no Brasil, toca musica classica e erudita na viola, alem das populares tambem e sugeriu que eu inscrevesse o "Rei" num concurso que abrira em breve. Bem, quando sair o edital eu te aviso e a gente pensa se vale a pena. No mais, meu interesse era fotografa-lo, como me interessa fotografar essa gente "marginalizada" nao por praticar atos contra a lei, mas marginalizada por nao ter oportunidade na vida, por falta de compreensao e preconceito. Gostei da materia. Ate breve e conte comigo. Grande abraco. Vilson.

José Mario de C Marcato disse...

ROnco, tenho alguns videos do DITO tocando viola, segue o link do youtube http://www.youtube.com/watch?v=ssbWeCez4tY

Marcelo disse...

"QUEM É REI, NUNCA PERDE A MAGESTADE"

Fernando disse...

Fantástico! Parabéns pela reportagem! O Ditão é uma figura!!!