domingo, 18 de março de 2012

A corrupção deslavada, criminosa e até mesmo audaciosa mostrada na reportagem da Rede Globo - Fantástico

GLOBO MOSTRA CORRUPÇÃO COM CENAS REPUGNANTES
 Repórter trabalha infiltrado em repartição pública e flagra escândalo de corrupção
Cena da corrupção

Alguns anos trabalhando em uma ONG (Amarribo Brasil), onde um de seus focos é o combate à corrupção,  vendo corrupção de todo tipo, confesso ter ficado chocado com o que assisti na  TV, através do programa "Fantástico" da Rede Globo de Televisão neste domingo(18).

Acho que os brasileiros que assistiram à reportagem apresentada pelo repórter André Luiz Avevedo, onde cenas explícitas de corrupção gravadas em um gabinete de um hospital público de excelência, o Hospital Pediátrico da Universidade Federal do Rio de Janeiro, mostrando  fraudes em licitações, devam da mesma forma que eu, estar abismados com as cenas veiculadas.

O  repórter da Globo, Eduardo Faustini, se fez passar por responsável por compras de um hospital público, com a autorização da direção do próprio hospital. 

Todos os outros funcionários acreditavam que ele era mesmo o responsável pelo setor de compras, onde pôde acompanhar livremente todas as negociações e contratações de serviços.
O suposto funcionário,  recebeu vários  representantes de empresas  interessados na participação de processo licitatório para venda de remédios, aluguel de ambulância e alimentação. As empresas participantes convidadas, estão entre as maiores fornecedoras do governo federal.

De acordo com a reportagem, o "repórter comprador" trabalhou  durante dois meses colhendo depoimentos e imagens da corrupção e da propina oferecida, em troca da certeza em vencer a licitação. Não me lembro de ter visto tantos detalhes em vídeo, que escancara a brutal  roubalheira do dinheiro público.

As cenas mostram que o processo de licitação é uma farsa, onde tudo é pré-combinado, sabendo-se antecipadamente quem serão os ganhadores da licitação. A propina, quem sugere o valor, é o próprio "comprador". Varia de 5%, podendo chegar a 20%.

Espero que a Rede Globo, que fez essa matéria impecável, mostrando o quanto se desvia dos cofres públicos em atos repugnantes, coloque á disposição em seu site, as imagens veiculada pela emissora.

O Blog do Ronco, se autorizado, irá de tempos em tempos, mostrar essas imagens ,para que o cidadão possa entender como funciona o esquema corrupto que permeia muitas vezes, os bastidores dos processos licitatórios. Vamos ajudar a divulgar como agem os corruptos.

Entendo que a partir  dessa reportagem, o Ministério Público do Estado, deva entrar em ação, pois não é possível que nada aconteça aos personagens dessa matéria. Todo cidadão tem o direito de defesa, e é claro, eles irão se defender, porém há claras evidências de alta corrupção no que foi apresentado pela maior emissora de televisão do país.

Nenhum comentário: