segunda-feira, 14 de maio de 2012

Dourado completa 115 anos no próximo dia 19 de maio



Dourado
Em meados do século XIX, pequenas choupanas foram surgindo na região e, mais tarde, formaram um povoado denominado Bebedouro. Um dos mais antigos moradores do lugar, capitão José Modesto de Abreu, doou uma gleba de terras situada na Serra dos Dourados, onde o capitão José Sijus ergueu o primeiro rancho.

Uma capela foi construída e a partir de 1880 algumas famílias foram-se fixando ao seu redor, formando a povoação de São João Batista dos Dourados, cujo nome homenageia o Santo padroeiro e identifica a localização do povoado.

Passada uma década, as duas povoações vizinhas, São João dos Dourados e Bebedouro, reivindicavam a elevação à categoria de Distrito de Paz, tendo alcançado melhor êxito, em 1891, a de São João Batista dos Dourados.

As festividades na cidade já estão programadas, entre elas, a inauguração da Escola Municipal do Ensino Infantil Professora Myriam Apparecida Pallota dos Santos. Escola essa localizada no bairro Jardim Aeroporto.

Homenagem à Professora Myriam A. Pallota dos Santos.

Myriam Apparecida Pallota dos Santos, nascida em Dourado no dia 29 julho de 1926, filha de Gumercindo Pallota e Maria Custódia Jacobucci. Myriam casou em 10 de julho de 1952 com Sidonio Abreu dos Santos, com quem teve 8 filhos: Sonia – professora, Sidonio - comércio exterior, Silvio – administrador de empresa, Maria Custódia - médica oncologista, Marcos - engenheiro eletrônico, Myriam – falecida, Silvana – professora, Marcelo – administrador de empresa.

Formação escolar de Myriam Apparecida Pallota dos Santos


Da turma de professorandos de 1944 da E.N. Puríssimo Coração de Maria de Rio Claro, iniciou sua carreira como professora substituta na Fazenda Monte Alto e Bebedouro em Dourado. Foi efetivada professora na Escola Mista da Fazenda Barreiro em Bocaina, nos anos de 1947 a 1949.

Foi a primeira professora no Parque Infantil do Grupo Escolar Senador Carlos Botelho, de 1949 a 1964, em Dourado.

Responsável pela formação inicial de uma geração de douradenses. Acompanhando seu esposo, foi transferida para a cidade de São Paulo, onde lecionou no Grupo Escolar
Professor José Escolar, no período de 1964 a 1977, quando se aposentou.

Myriam Faleceu em 13 de ago de 2000, deixando muitas saudades e lições de vida para todos que a conheceram, um exemplo de dedicação à família, com muita luta conseguiu formar todos seus filhos.

Mais que justa a homenagem que a Prefeitura de Dourado faz à Myriam Apparecida Pallota dos Santos.

Colaborou com informações:Márcia Lopes Reis

Um comentário:

Flávia C disse...

Bonito levantamento Ronco. É impotante contar quem é a homenageada (o), para entendermos o mérito da homenagem ...

Estaremos lá na inauguração!