sexta-feira, 23 de novembro de 2012

REPETECO: Vila Santa Clara, harmonia, beleza e qualidade de vida

Dourado
A preservação da história de Dourado passa obrigatoriamente pela  Vila Santa Clara. Aberta em 1903, a estação de Santa Clara, em terras de um dos diretores da ferrovia Douradense, era originalmente a terceira estação da linha de bitola de 0,60 m da E. F. Dourado. 
 Vila Santa Clara - Dourado

Em 1910, com a modificação em toda a linha, ela passou a fazer parte da linha alternativa, ainda de bitola estreita, original, pois a nova linha métrica passava por Sampaio Vidal a Trabiju, sem passar por ela. Somente em 15/11/1924 a linha de Dourado a Trabiju teve a bitola alargada para métrica, e, a partir de então, para se chegar a Santa Clara e a Dourado, somente vindo de Trabiju, e fazendo baldeação. Em 1933, com o fechamento definitivo do único trecho da CEFD que ainda tinha bitola estreita, Ribeirão Bonito-Dourado, a estação passou a fazer definitivamente parte de um curto ramal: o ramal de Dourado. Em 1949, passou a ser uma das estações da Cia. Paulista, que adquiriu a velha E.F. Dourado. Em dezembro de 1966, ela foi fechada, junto com o curto ramal. 
 Estação Santa Clara vista por dentro

Abandonada, a Estação Santa Clara destoa das construções atuais da Vila, que ganhou glamour especial por conta dos próprios moradores que imbuídos de bom gosto e amor pela preservação, reformaram e construíram residências sem que as mesmas perdessem os traços arquitetônicos do passado.
 
As novas residências foram projetadas aproveitando-se o máximo de material existente da época, como telhas, tijolos, portões e janelas. Visitando a Vila Santa Clara, nos deixa a nítida impressão que estamos em cidades as quais preservam a cultura através de seus casarões.

O local é tranqüilo e aconchegante, muito verde e a fauna se faz presente com muitos pássaros, e animais que rodeiam a vila.

A luta dos moradores da Santa Clara é no sentido de preservar a antiga Estação, pois se encontra em completo abandono, com a estrutura totalmente comprometida. Um dos moradores, Paulo Henrique Haehling, disse a reportagem do Blog do Ronco, que já perdeu as contas de quantas vezes procurou a prefeitura de Dourado nos últimos 4 anos para que fosse feita uma parceria público-privado,  no sentido de reformar a Estação.
 Residência preservando a arquitetura do passado

“Propusemos que fosse feito um projeto, onde nós moradores, assumiríamos a reformada da Estação, devolvendo à população um Centro Cultural, onde poderíamos contar e expor tudo sobre a Douradense”, disse Paulo Henrique.
 Casas bem cuidada e de bom gosto

 
Horácio Berlinck, outro morador que adora a Vila, diz que a fase de conversação ficou prejudicada, e que agora estão prestes a formar uma associação de moradores da Vila Santa Clara, com o objetivo de criar a figura jurídica com direito de deliberar não só sobre o assunto, mas de vários outros de interesse da comunidade local.

 Horácio, Paulo Henrique e Paulo Casadei fazem parte da nova associação

“Vamos nos inscrever na Lei Rouanet, através do Ministério da Cultura,  e buscar recursos com o governo federal, mas para tanto vamos fazer um projeto e colocá-lo à apreciação dos vereadores de Dourado e depois esperar a sanção do prefeito que estiver governando na época, pois nesta gestão perdemos as esperanças de avançarmos”, disse Horácio.

Nenhum comentário: