quarta-feira, 23 de abril de 2014

Ribeirão Bonito vive epidemia da Dengue com 138 casos confirmados

Dengue avança em Ribeirão Bonito; otimismo vem por conta da temperatura.

Com as novas chuvas que caíram nos últimos dias e a mudança de temperatura com dias mais frios, os agentes de saúde de Ribeirão Bonito estão otimistas quanto aos possíveis novos focos de criadouro do mosquito da Dengue. De acordo com a Secretária da Saúde Maria Eliza lboléia(foto), o mosquito é sensível ao frio, o que poderá amenizar o problema.

Um comparativo do avanço da Dengue no município de Ribeirão Bonito, mostra que no dia 5 de abril, os números informados eram de 53 casos com sorologia positiva, ou seja, casos esses confirmados com a doença. Em apenas dois dias, o número havia passado de 33 para 53 casos positivos, um aumento de 39%.

Hoje, dia 23 de abril, portanto passados 18 dias da última informação divulgada no Blog do Ronco, o número de casos positivos registrados pela Secretaria da Saúde de Ribeirão Bonito é de 138 (sorologia positiva) e outros 180 casos notificados. Nesses 18 dias, os casos positivos saltaram 159%.

Maria Eliza informou ao Blog do Ronco que a cidade passou do Estado de Alerta para o Estado de Emergência, desde a semana passada,  o que significa que Ribeirão Bonito vive surto epidêmico da Dengue. 

"Infelizmente ainda encontramos resistência em algumas residências com a proibição da entrada de nossos agentes para uma fiscalização em possíveis nascedouros", disse Maria Eliza que nos informou que casos de resistências são notificados e numa segunda visita, caso haja novo impedimento por parte do proprietário em atender os agentes da Dengue, uma multa poderá ser lavrada.

Maria Eliza lembra que a Dengue não é problema um  administrativo e sim coletivo, onde todos devem ter a consciência do trabalho no combate ao mosquito transmissor.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ronco, ao meu ver a Sucen está executando um plano ineficiente de combate ao mosquito da Dengue com pulverização de inseticida, pois no bairro do Morumbi a pulverização tem acontecido com mais de uma semana entre uma e outra em ruas diferentes, isto é, quando se faz uma quadra e só depois de uma semana se volta fazer outra os mosquitos já se espalharam por onde já havia sido feito a pulverização, portanto é sem resultado positivo.
Elizeu

Sergio Ronco disse...

Prezada Marli, eis a resposta na íntegra da Secretária da Saúde de Ribeirão Bonito, Maria Eliza Alboleia ao seu questionamento

- Sergio em resposta a pergunta da Marli informo que realmente foi suspenso pelo Laboratório Adolfo Lutz de Ribeirão Preto as coletas de sorologias para diagnóstico de dengue, conforme oficio em anexo. Ressalto ainda que de agora em diante todos os casos suspeitos com diagnóstico clinico epidemiológico, que significa casos onde as pessoas apresentam todos os sintomas característicos de dengue, bem como exame laboratorial - hemograma alterado serão considerados casos CONFIRMADOS. Entrarão na estatística de dengue. Desta forma, saliento que conforme data do oficio do Laboratório Adolfo Lutz entramos em estado de Emergência, ou como queiram chamar Epidemia semana passada, conforme anunciado por este Departamento de Saúde. Reforço minha fala: os dados apresentados são REAIS e OFICIAIS mediante aos registros, ou seja notificações das pessoas que procuraram algum Estabelecimento de Saúde do município para tratamento/ diagnóstico. Não temos como contabilizar os casos de pessoas que NÃO notificaram seu diagnóstico (exames feitos por planos de saúde, particulares), por isso a fala de muitos que estamos omitindo os casos da cidade. Espero ter respondido a contento a pergunta a mim feita, mas à inteira disposição para outros esclarecimentos que julgarem necessário.