terça-feira, 29 de julho de 2014

II Oficina Preparatória de Prevenção de Quedas"

A probabilidade de uma queda aumenta com o avançar da idade. Aproximadamente 30% das pessoas de 60 anos ou mais, caem pelo menos uma vez por ano. As quedas em idosos correspondem a quase metade das hospitalizações devido a traumas, e o uso inadequado de medicamentos pode comprometer este quadro. 

Pensando nisso, aconteceu hoje, terça(29) no Auditório da Unip em Araraquara, a "II Oficina Preparatória de Prevenção de Quedas em Idosos", cujo o tema era: Quedas e a Polifarmácia. O evento foi organizado pela Direção Regional de Saúde de Araraquara, representada pela Sra. Dina Maria Joaquim Pereira, em parceria com Secretarias Municipais de Saúde da Região. Participaram do evento estudantes e professores da graduação e pós-graduação, em sua grande parte do departamento de Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos, profissionais de saúde e também usuários da saúde entre eles os idosos.  

Vários professores explanaram sobre o tema Quedas e Polifarmácia entre eles o professor Dr. Tiago da Silva Alexandre, o professor Dr. Jean Leandro dos Santos e a professora Dra. Vania Ap. Guriam Varoto.
Para se atualizarem do tema, de grande interesse para a saúde, vários idosos do município de Dourado compareceram ao evento, acompanhados pelo professor de Educação Física André Freitas.

Outro destaque do dia foi a apresentação do Coral- Encontro de Amigos, do Distrito de Gurapiranga. As senhoras cantaram várias músicas do repertório popular brasileiro sob a orientação do Regente Elton Monteiro e estavam acompanhadas da Educadora Física Ana Amélia Vanalli e da fisioterapeuta Natalia Guerreiro Ferreira.

Colaborou: Natalia Guerreiro Ferreira

Nenhum comentário: