quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Espetáculo Girar será apresentado em Dourado

No domingo, dia 24 de agosto, o Grupo Batakerê, apresenta o espetáculo de dança Girar. A apresentação acontece as 10h, na Praça da Igreja Matriz de Dourado. O evento é uma promoção do Departamento de Cultura e Turismo em parceria com a Prefeitura Municipal de Dourado.

O Espetáculo Girar
Girar é a encruzilhada entre a memória e presente, sagrado e profano. O Espetáculo apresenta o encontro de amigos que tem em comum a Capoeira e que pelas estradas da vida beberam de outras fontes: o Samba de Roda, o Tambor de Criola e o Jongo expressões de resistências poéticas e políticas.

A oralidade e o corpo fundem-se para transmitir a festa, espaço de troca da experiência como contrapartida como contraponto nas durezas da vida. O público presente nas ruas, nas praças, feiras será convidado à dança, em uma só alegria.

O Grupo Batakerê
O Batakerê surgiu em 2003 a partir do encontro de cinco jovens da Zona Leste de São Paulo com o artista e Educador Pedro Peu.

Uniram-se em torno da vontade de pesquisar o cruzamento entre a dança, música e brincadeiras presentes nos ritmos e danças da cultura popular brasileira.
Em 2005, contemplado pelo Programa VAI (Valorização de Iniciativas Culturais - SCM-SP), o Batakerê desenvolveu oficinas de danças, percussão e confecção de instrumentos musicais com material reciclável finalizado em junho de 2006, o projeto contemplou em suas oficinas 30 jovens de diversas comunidades.


O Grupo realizou entre 2007 e 2008, o projeto Dançar é preciso (Batakerê Mirim), com oficinas de danças e músicas voltadas á crianças de 8 a 12 anos.


Paralelamente ao Projeto pedagógico, o Batakerê tem em seu repertório os espetáculos Ritmos e Danças e A Cara do Brasil, além de intervenções e performances livres, apresentando seus ritmos em diferentes municípios do Estado de São Paulo

Nenhum comentário: