sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Estação da Vila Santa Clara em Dourado corre risco de desabamento

Vila Santa Clara provavelmente perderá sua referência, a Estação. Prédio está prestes a desabar
 
 Fendas na parede da Estação Santa Clara

A antiga Estação da Vila Santa Clara em Dourado está em ruínas e corre o risco de desabamento a qualquer momento. Muito se falou a respeito da possibilidade da reconstrução e restauração do local. Com o tempo a situação se agravou abrindo fendas nas paredes laterais e com sua estrutura completamente comprometida.

No passado alguns empresários se dispuseram a reformar o prédio com recursos próprios com a inteção de após a reforma doar o espaço para um Centro Cultural. Hoje a situação é bem diferente pela própria condição do imóvel.

Mesmo estando dessa forma, com perigo de desabamento, alguns moradores não querem a sua demolição, já a maioria dos que vivem na vila passaram a adotar postura diferente estando a favor da demolição e que no lugar seja construída uma praça.

 Antigo prédio da Estação Santa Clara em total abandono

Matéria veicula no Blog do Ronco em 23/11/2012

Vila Santa Clara, harmonia, beleza e qualidade de vida

 Santa Clara, em terras de um dos diretores da ferrovia Douradense, era originalmente a terceira estação da linha de bitola de 0,60 m da E. F. Dourado. Em 1910, com a modificação em toda a linha, ela passou a fazer parte da linha alternativa, ainda de bitola estreita, original, pois a nova linha métrica passava por Sampaio Vidal a Trabiju, sem passar por ela. Somente em 15/11/1924 a linha de Dourado a Trabiju teve a bitola alargada para métrica, e, a partir de então, para se chegar a Santa Clara e a Dourado, somente vindo de Trabiju, e fazendo baldeação. Em 1933, com o fechamento definitivo do único trecho da CEFD que ainda tinha bitola estreita, Ribeirão Bonito-Dourado, a estação passou a fazer definitivamente parte de um curto ramal: o ramal de Dourado. Em 1949, passou a ser uma das estações da Cia. Paulista, que adquiriu a velha E.F. Dourado. Em dezembro de 1966, ela foi fechada, junto com o curto ramal.
A preservação da história de Dourado passa obrigatoriamente pela Vila Santa Clara. Vila Santa Aberta em 1903, a estação deAbandona, a Estação Santa Clara destoa das construções atuais da Vila, que ganhou glamour especial por conta dos próprios moradores que imbuídos de bom gosto e amor pela preservação, reformaram e construíram residências sem que as mesmas perdessem os traços arquitetônicos do passado.

As novas residências foram projetadas aproveitando-se o máximo de material existente, como telhas, tijolos, portões e janelas. Visitando a Vila Santa Clara, nos deixa a nítida impressão que estamos em cidades as quais preservam a cultura através de seus casarões.
O local é tranqüilo e aconchegante, muito verde e a fauna se faz presente com muitos pássaros, e animais que rodeiam a vila.
 A luta dos moradores da Santa Clara é no sentido de preservar a antiga Estação, pois se encontra abandonada, com a estrutura comprometida. Um dos moradores, Paulo Henrique Haehling, disse a reportagem do Blog do Ronco, que já perdeu as contas de quantas vezes procurou a prefeitura de Dourado para que fosse feita uma parceria no sentido de reformar a Estação.

“Propusemos que fosse feito um projeto, onde nós moradores, assumiríamos a reformada da Estação, devolvendo à população um Centro Cultural, onde poderíamos contar e expor tudo sobre a Douradense”, disse Paulo Henrique.

Horácio Guerra, outro morador que adora a Vila, diz que a fase de conversação ficou prejudicada, e que agora estão prestes a formar uma associação de moradores da Vila Santa Clara, com o objetivo de criar a figura jurídica com direito de deliberar não só sobre o assunto, mas de vários outros de interesse da comunidade local.

“Vamos nos inscrever na Lei Rouanet e buscar recursos com o governo federal, mas para tanto vamos fazer um projeto e colocá-lo à apreciação dos vereadores de Dourado e depois esperar a sanção do prefeito que estiver governando na época, pois nesta gestão perdemos as esperanças de avançarmos”, disse Horácio.

Nenhum comentário: