terça-feira, 14 de outubro de 2014

Brasil deve economizar 30% a menos com horário de verão neste ano

Ministério de Minas e Energia informou que economia deverá somar R$ 278 milhões. Horário de verão começa na madrugada deste sábado para domingo

Próximo horário de verão terá cinco dias a mais que horário de verão anterior
Próximo horário de verão terá cinco dias a mais que horário de verão anterior (Philippe Huguen/AFP/VEJA) 
 
O país deverá economizar 278 milhões de reais com o horário de verão, informou nesta terça-feira o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia (MME), Ildo Grüdtner. O número representa uma queda de cerca de 30% na comparação com a economia de 405 milhões de reais com o horário de verão anterior. 

Este ano, todos os Estados das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul, incluindo o Distrito Federal, adotarão o horário diferenciado, totalizando onze unidades da Federação. O ministério acredita que o país conseguirá economizar 2.595 megawatts (MW) até 22 de fevereiro de 2015. 

Durante os 126 dias em que o horário será aplicado, a redução de demanda na hora de ponta de carga deve ser de 1.975 MW no subsistema Sudeste/Centro-Oeste e de 625 MW no subsistema Sul. No caso do subsistema SE/CO, essa redução da demanda entre as 18h e 21h equivale a quase o dobro do consumo de Brasília nesse horário, enquanto o subsistema Sul deve economizar cerca de 75% da carga de Curitiba na mesma comparação.

"Além desses ganhos do sistema elétrico, temos ganhos de lazer e de turismo, já que as pessoas deixam seus trabalhos mais cedo e podem desfrutar desse período do dia com luz solar.”

Nenhum comentário: