Com crescimento de 30% em cinco anos, turismo rural é oportunidade de renda para o produtor
Visitante brasileiro ou estrangeiro busca o contato com a natureza
Beatriz Bucciano | Itu (SP)
Visitante brasileiro ou estrangeiro busca o contato com a natureza
Beatriz Bucciano | Itu (SP)
Cada vez mais
pessoas estão interessadas no turismo rural no Brasil. Segundo o
Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural (Idestur), o setor cresceu
30% nos últimos cinco anos. É uma oportunidade a mais de renda para o
produtor.
A
mercearia do Limoeiro não é apenas o bar de uma fazenda de interior.
Com mais de um século, o local ainda mantém as mesmas prateleiras e a
história, exposta nas paredes. O comércio pertencia a um grande
fazendeiro, que acabou entregando a venda, como forma de pagamento, a
três irmãos que já cuidavam dali. Um deles é o pai de Clemente Nunes,
que hoje é o dono e ajudou a tocar o negócio desde pequeno.
Não
foi só a estrutura do armazém que permaneceu conservada, mas também os
documentos antigos. Livros de contabilidade de quase 100 anos, com
preços dos sacos de café, ainda estão conservados. Tudo era anotado com
capricho, já que o comércio abastecia praticamente todas as fazendas da
região. Cada fazendeiro tinha espaço no caderno e mandava os
funcionários para comprar.
– Era o único armazém que existia na região, então, tinha que ter de tudo. Tinha desde rédeas para cavalos até arroz e feijão. Tinha tudo – comenta Nunes.
Com
o passar do tempo, a antiga rotina do comércio passou a ser vista com
outros olhos e virou turismo. Grupos de excursão, famílias e estudantes
começaram a visitar o local. Hoje são recebidos seguindo o costume do
local, com uma boa e divertida moda de viola.
Desta
vez, os visitantes são aqueles que promovem o turismo. Antes de
conhecer a mercearia, o grupo esteve em uma rodada de negociações
organizada pelo Idestur, onde participaram expositores e agências.
Helina Canal veio do Espírito Santo para trocar experiências e levar mais clientes para as montanhas capixabas.
–
O turismo rural se estabeleceu como produto. O que eu vejo de mais
interessante é que nós temos hoje um público cativo, que é o publico
nacional, um público urbano que visita, gosta, lembra da avó, e o
publico internacional, que é capaz de vir para o Brasil, ficar sete dias a cavalo ou conhecer a arquitetura e patrimônio rural – comenta a presidente da Idestur, Andrea Roque.
Hoje, com diferentes e sofisticadas opções, o turismo rural promove o encontro mais simples de todos: do homem com a natureza.
Fonte: Futuros Agricolas
Fonte: Futuros Agricolas
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