sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Com crescimento de 30% em cinco anos, turismo rural é oportunidade de renda para o produtor


Com crescimento de 30% em cinco anos, turismo rural é oportunidade de renda para o produtor
Visitante brasileiro ou estrangeiro busca o contato com a natureza
Beatriz Bucciano | Itu (SP)

Cada vez mais pessoas estão interessadas no turismo rural no Brasil. Segundo o Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural (Idestur), o setor cresceu 30% nos últimos cinco anos. É uma oportunidade a mais de renda para o produtor.

A mercearia do Limoeiro não é apenas o bar de uma fazenda de interior. Com mais de um século, o local ainda mantém as mesmas prateleiras e a história, exposta nas paredes. O comércio pertencia a um grande fazendeiro, que acabou entregando a venda, como forma de pagamento, a três irmãos que já cuidavam dali. Um deles é o pai de Clemente Nunes, que hoje é o dono e ajudou a tocar o negócio desde pequeno.

Não foi só a estrutura do armazém que permaneceu conservada, mas também os documentos antigos. Livros de contabilidade de quase 100 anos, com preços dos sacos de café, ainda estão conservados. Tudo era anotado com capricho, já que o comércio abastecia praticamente todas as fazendas da região. Cada fazendeiro tinha espaço no caderno e mandava os funcionários para comprar.

– Era o único armazém que existia na região, então, tinha que ter de tudo. Tinha desde rédeas para cavalos até arroz e feijão. Tinha tudo – comenta Nunes.
Com o passar do tempo, a antiga rotina do comércio passou a ser vista com outros olhos e virou turismo. Grupos de excursão, famílias e estudantes começaram a visitar o local. Hoje são recebidos seguindo o costume do local, com uma boa e divertida moda de viola.

Desta vez, os visitantes são aqueles que promovem o turismo. Antes de conhecer a mercearia, o grupo esteve em uma rodada de negociações organizada pelo Idestur, onde participaram expositores e agências. Helina Canal veio do Espírito Santo para trocar experiências e levar mais clientes para as montanhas capixabas.

– O turismo rural se estabeleceu como produto. O que eu vejo de mais interessante é que nós temos hoje um público cativo, que é o publico nacional, um público urbano que visita, gosta, lembra da avó, e o publico internacional, que é capaz de vir para o Brasil, ficar sete dias a cavalo ou conhecer a arquitetura e patrimônio rural – comenta a presidente da Idestur, Andrea Roque.

Hoje, com diferentes e sofisticadas opções, o turismo rural promove o encontro mais simples de todos: do homem com a natureza.
Fonte: Futuros Agricolas

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