quarta-feira, 20 de maio de 2015

Empresa faz apresentação com aeromodelos em escola

A apresentação do Projeto Balsa, na área do Aeromodelismo, aconteceu na quinta-feira (14) Na Escola Estadual Alfredo Evangelista Nogueira para os alunos do 2° e 3° anos do ensino médio. A diretora da escola, Helena Aparecida Braga Vazan, ficou muito satisfeita por ter sido a sua escola escolhida para o ato. “É muito importante podermos participar desse momento tão auspicioso para o nosso município”, disse.

O projeto é uma iniciativa da FCM em parceria com a Balsa Mundo voltado para jovens do ensino médio e que tem por objetivo revisar o conteúdo de mecânica (física) cobrado pelos vestibulares e principalmente despertar a curiosidade e o interesse pelo aprendizado. 

Os alunos são apresentados aos princípios de vôo de uma aeronave por meio de exposição teórica e demonstrações com um modelo. Uma vez que aprendem como o avião voa e como se faz para controlar sua trajetória um problema é apresentado:  Qual altura um modelo lançado por catapulta pode atingir? E quanta potência ele dissipa na descida? 

A solução é dada em duas partes. Primeiro a subida/lançamento são estudados e depois a descida. Para isso cada aluno construiu o próprio modelo (doado pela FCM/Balsa Mundo), e com ajuda dos instrutores os fizeram voar no pátio da escola medindo sua altura de lançamento e o tempo de vôo e em seguida aplicando os conceitos aprendidos a resposta do problema é calculada. 

Resultado 
Sucesso! Claramente o aprendizado varia de aluno para aluno, afinal nem todos gostamos de física, matemática ou história. Mesmo assim, ver o sorriso no rosto de cada um ao estilingar o modelo a mais de 40m de altura e vê-lo planando lentamente até o solo, é o maior sinal que o objetivo de despertar a curiosidade e o interesse pelo aprendizado foi atingido. 

As aulas foram desenvolvidas pelo engenheiro aeronáutico Alexandre Filgueiras Cruz, multicampeão brasileiro e pan-americano de aeromodelismo que já aplica este projeto em outras cidades da região para jovens de quarta série até universitários. 

O objetivo do projeto Balsa Mundo é o processamento e a venda de madeira pau-de-balsa certificada. Esta madeira tem origem de florestas já plantadas, e que depois de processadas poderão ser utilizadas na fabricação de papel, embalagens, portas, caibros, vigas e toretes de madeira – tipo lenha, etc.

A chegada da Balsa Mundo a Trabiju é parte de um projeto de geração de empregos que foi tema de campanha do prefeito Fabrício Vanzelli. Segundo o prefeito, outras empresas virão, fazendo com que os moradores locais não precisem deixar o município para conseguir o seu emprego.

A Balsa Mundo Serraria e Plantio Ltda., cumpriram com o seu papel social, trazer emprego conhecimento e reconhecimento mundial para a cidade de Trabiju. O lema da empresa é “Madeira Balsa de Trabiju para o mundo”. 
As prefeituras da região que tiverem interesse em conhecer melhor o projeto podem entrar em contato pelo email balsamundo@hotmail.com ou pelo fone 16 3349-1185.

Nenhum comentário: