sábado, 25 de julho de 2015

Voluntários concluem a 2ª fase do projeto "Pássaros para Todos"

Dois amigos se uniram em um projeto que teve início em Ribeirão Bonito após perceberem que com a proibição da queima da cana e açucar, os pássaros começaram novamente a povoar as matas e propriedades rurais. Nesse sentido tiveram a ideia de construir ninhos a partir do bambú gigante para auxiliar na procriação de pássaros das várias especies quem vivem na região, em especial o canário da terra.
A partir de Bambú Gigante, os ninhos deram forma às novas residência dos pássaros


Com um produtor rural conseguiram o bambu gigante e a escala em série teve início.

Como o espaço era adequado no interior do ninho, a preocupação passou a ser com a possibilidade da água da chuva invadir o interior do ninho. Um furo no chão do ninho foi feio pra que a água pudesse escoar, dessa forma esse problema estava resolvido. Uma espécie de telhado na parte superior da porta do ninho foi adaptada para que pudesse proteger a  entrada dos pássaros.

Um pedaço de bambu torneado serviu de poleiro pra facilitar a entrada dos pássados no interior do ninho.

Terminada a construção dos ninhos, o local escolhido para a colocação e fixação foi na mesma propriedade onde o proprietário cedeu os bambus gigantes, na Fazenda Santa Eliza em Ribeirão Bonito. 

No final da tarde de ontem, sexta(24) Eduardo Ferreira, um dos idealizadores do projeto "Pássaros para Todos", iniciou a tarefa de pendurar os ninhos em locais onde houvesse  um número considerável  de espécies sobrevoando o local.  Uma vez colocados nos locais escolhidos,  a dupla de amigos ainda farão um monitoramento nesses ninhos para obterem os resultados do trabalho.

A EPTV, afiliada da Rede Globo da região, vendo a matéria,  teve interesse pelo caso e já entrou em  contato com os idealizadores do projeto e possivelmente gravarão uma matéria no programa Terra da Gente
 Eduardo Ferreira afixando um ninho no alto de uma árvore na Fazenda Santa Eliza
 Missão cumprida em um ponto estratégico para os pássaros
  Bem aparente e com material da própria natureza, o bambú, servirá de abrigo aos pássaros
  Fotos: Ronco

2 comentários:

Anônimo disse...

Boa noite! Sempre vejo você publicando fatos e notícias dos feitos da população da região! Trabalho na prefeitura de Dourado e na última semana vi com meus próprios olhos os esforços de um grupo de jovens douradenses! Pelo que entendi são estudantes da USP de nosso município que estão criando um projeto, para melhorar a cidade tanto administrativamente quanto pro próprio povo! Estão visivelmente se esforçando muito buscando muitos dados e conversando com vários responsáveis pela cidade! Seria muito legal você fazer uma matéria dessas crianças, conversar com eles, ver as ideias! Quem sabe o próprio povo não ajuda! Não conheço ao certo mas sei que entre eles está a Lígia, filha do Doca. O Serginho, neto do Zé Bola, filho da Adriana que trabalha no Senador. E a Letícia filha do Tuquinha dentista! Muito obrigada!

Amante da terra disse...

Faço meus ninhos em concreto,assim a durabilidade é quase indefinida.