quinta-feira, 5 de maio de 2016

Momento Pet - Lilian Speranza

Diabetes mellitus em cães 

 A diabetes é uma condição caracterizada por concentrações altas de glicose no sangue e na urina, devido a queda de produção de insulina pelo pâncreas ou pelo funcionamento deficiente da insulina no organismo. É uma das desordens hormonais mais comuns em cães e quase sempre requer tratamento com insulina por toda vida.

  Os cães afetados pela doença dependerão da administração de insulina justamente para que se mantenha o nível de glicose no sangue controlado.

  Se não forem tratados, os cães com diabetes podem apresentar uma série de complicações como doenças renais, infecções e cataratas.

  A maior parte dos casos ocorre entre os 7 e 9 anos de idade, sendo as fêmeas mais afetadas.

  Acredita-se que possa ser causada por predisposição genética, infecções, medicamentos, disfunção no pâncreas, obesidade e doenças simultâneas.

  Os sintomas mais comuns que são notados incluem sede excessiva, aumento do volume de urina, incontinência urinária (o animal "não segura o xixi") e perda de peso, apesar do aumento do apetite. Pode acontecer também perda de visão, cansaço e fraqueza.

    O diagnóstico se dá pelo aparecimento dos sintomas juntamente com os resultados de exames laboratoriais, incluindo hemograma completo, bioquímicos do sangue (dosagem de glicose e curva glicêmica) e análise da urina.

  De acordo com os resultados dos exames, o médico veterinário pode indicar o tipo de insulina (existe mais de 1 tipo), ajustar a dosagem e a frequência da administração (periodicamente).

  O tratamento deve ser feito para que o cão restabeleça sua saúde normal e para que não haja as complicações já citadas como infecções, catarata, pancreatite e distúrbios metabólicos graves.

  Além da insulina, esse tratamento inclui dieta com rações específicas e exercícios físicos.   A recuperação do animal dependerá da disposição do proprietário em seguir o tratamento, da capacidade do animal de responder à insulina, da idade do cão no início da doença, da presença de outras afecções simultâneas e do aparecimento de complicações.

  Com cuidado e dedicação do proprietário e do médico veterinário e acompanhamento periódico, muitos cães diabéticos terão uma vida saudável por anos.

  Pode não ser possível prevenir a diabetes mellitus, mas manter o peso ideal do animal e introduzir exercícios físicos regulares na rotina são sempre benéficos. Deve-se prestar atenção ao que o animal come e bebe, e também como está seu volume urinário.

  O diagnóstico precoce facilita o controle da doença e evita complicações graves!
Lilian Speranza

Nenhum comentário: