sexta-feira, 27 de maio de 2016

Momento Pet - Otite Canina - Lilian Speranza

                                                                                  Otite canina (dor de ouvido)

A otite é uma doença inflamatória bastante comum, ocorrendo principalmente em cães com orelhas pendulares (caídas), pois estas tem menor ventilação, ficando mais úmidas, o que favorece o desenvolvimento de bactérias e fungos. É uma inflamação do conduto auditivo e quando se agrava pode ser bastante dolorosa e causar desconforto para o animal. Casos crônicos ou mal curados podem levar a um rompimento do tímpano e até a surdez, por isso sua causa deve ser identificada e tratada rapidamente.

Os sintomas da otite canina incluem cheiro forte, dor ao tocar a orelha ou ao movimentá-la, o cão balança a cabeça na intenção de coçar ou tenta esfregar a orelha em todo lugar, presença de secreção amarelada ou escurecida, vermelhidão ou sangramento da orelha.
É necessário confirmar o diagnóstico da inflamação através de exames clínicos que identificarão que tipo de microorganismo está afetando o conduto auditivo, podem ser feitos também exames citológicos e cultura antibiograma da secreção para determinar se a otite foi causada por bactérias ou fungos.

As causas da otite variam muito. Podem ser causadas pela água que fica dentro do ouvido (após mergulhos ou banhos), problemas na tireóide, alergias, parasitas, corpo estranho dentro do ouvido, tumores no conduto auditivo.

Para prevenir o animal de uma otite é adequado adotar hábitos simples como limpar bem as orelhas de forma regular, não deixar entrar água no ouvido colocando sempre algodão antes do banho, e após o banho secar bem.

O tratamento para otite inclui limpar os ouvidos até duas vezes por dia com loção de limpeza própria, utilizar remédios tópicos indicados pelo médico veterinário (podendo ser necessário o uso de antibióticos ou antifúngicos).


A otite leva de 3 a 6 semanas para desaparecer depois de iniciado o tratamento.
Ter toda atenção com os ouvidos do seu animalzinho faz muita diferença!
Lilian Speranza

Nenhum comentário: