quarta-feira, 22 de junho de 2016

O voto, a maior arma do cidadão...a festa da cidadania se aproxima

Sergio Ronco
As eleições municipais estão se aproximando e os possíveis pré candidatos começam  a traçar suas estratégias que possam  levá-los ao poder.

A cada 4 anos, o eleitor se apresenta  às urnas com a força do seu voto, a maior arma que o cidadão tem à disposição para sonhar com uma cidade bem administrada. Ao escolhermos um candidato, estamos passando uma procuração para que o escolhido possa decidir em nosso nome os rumos do município. Isso não significa que os eleitos, os vitoriosos nas urnas, façam o que bem quiserem.

Em primeiro lugar, o eleitor deve ter mente a certeza de que o eleito vai representá-lo de maneira coerente com suas promessas em campanha. Uma pergunta básica que devemos fazer a nós mesmo é: "Eu daria a chave do meu cofre particular para o candidato que pretendo votar"??? Se você tem dúvida, é por que também tem  desconfianças de que esse candidato possa não merecer o seu voto. Portanto pense muito bem antes de colocá-lo no poder.

Uma outra situação que acaba ficando em segundo plano é a eleição para vereadores. Vejam, a formação de uma câmara forte é a certeza de que terá um executivo cumpridor dos seus deveres. O papel principal de um vereador é exatamente o de fiscalizar as contas da prefeitura. Infelizmente, sem querer generalizar, as câmaras acabam desenvolvendo um papel secundário parecido com o dos cartórios, meros carimbadores de documentos.

A eleição de um vereador é tão ou mais importante que a de um prefeito. Um legislativo forte e operante obrigatoriamente leva  o executivo a agir ao encontro dos anseios da população. Um legislativo fraco, o prefeito poderá "deitar e rolar".

Não há amizade entre prefeito e vereador que possa ser confundido com o que é certo ou errado para o município. E nesse quesito, o vereador tem a obrigação de saber separar a amizade e o respeito, com o que é certo ou errado na administração pública.

É comum ouvirmos: " O prefeito tem a maioria na câmara". e por isso o projeto do executivo deve passar. Eu pergunto: Tem a maioria dos vereadores para agir de forma equivocada e errada? É para isso que o eleitor depositou a confiança do seu voto nesse político??? Se a maioria for pelo bem da cidade, ótimo! Se o Executivo estiver alinhado com o Legislativo para o bem do município, bom para todos! Se o projeto do Executivo for bom para cidade, ótimo! É isso que a população espera.

Lembrem-se, os poderes são independentes e como tanto o que se espera,  é uma  ação com  independência.

Antes de dar o seu voto a um candidato a prefeito ou vereador, veja o passado desse candidato, veja o que fez para a cidade, veja qual foi sua conduta pessoal, o que pretende fazer pela sua comunidade. Se já foi político, o que fez, o que defendeu enquanto esteve no poder. Foi realmente um bom político? Exerceu com dignidade a procuração que você deu a ele para representá-lo? Trabalhou em prol do bem comum? Lutou pela cidade?

A hora do cidadão está chegando, quando chegar o momento, não troque o seu voto por amizade ou por qualquer coisa que não esteja de acordo com a sua consciência. Não tenha receio em  denunciar aqueles  que estejam querendo "comprar" o seu voto. O Ministério Público é o guardião de uma eleição limpa.

Uma cidade bem administrada sempre será uma cidade progressista, por mais dificuldades que possa passar o país.

Nenhum comentário: