sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Onde termina o Chico e começa o Francisco???

Sergio Ronco
Acompanho a política de Ribeirão Bonito há muitos anos. E como muitos moradores, eu também já assisti um pouco de tudo na bela cidade que escolhi para viver.

Em 1977 quando vim de São Paulo, a câmara dos vereadores era formada por pessoas influentes da cidade com lideranças representativas, onde era possível assistir a bons debates. Rubenz Godoy, Laércio Pessa, Vinícius Ramos Fabbri e outros. Ah, vereador não ganhava salários, se candidatava quem realmente tivesse interesse em ajudar o município. Nessa época, o jovem Francisco José Campaner tinha apenas 15 anos de idade.

Com o passar dos anos, mudanças significativas ocorreram no plano político. Foram aparecendo novos partidos e novas lideranças surgiram.

Nos anos 80, o jovem Chiquinho Campaner, então com 18 anos foi eleito vereador de Ribeirão Bonito. O mais novo representante do Legislativo do Estado de São Paulo. Devoto fervoroso do político Franco Montouro, foi logo apelidado de “Montourinho”. Não demorou em mostrar à população que estava no cargo pela competência, pela inteligência e pela facilidade da oratória.

Ao longo dos 4 mandatos de vereador, a população acompanhou embates e discursos calorosos proferidos por Chiquinho. Eram comuns colegas de legislativo consultar o parlamentar antes de discussões sobre projetos polêmicos. Participou efetivamente da cassação de dois prefeitos. Emissoras de TV da região elegiam o Chiquinho pela facilidade e clareza em suas explanações.

Uma vez questionado  por mim se não tentaria mais uma vez uma cadeira na câmara, disse: “ No legislativo, nunca mais”.

Tenho a impressão de que no íntimo Chiquinho sempre quis a poltrona de prefeito, estava esperando a oportunidade e a hora certa. Uma fonte me disse que o convite teria partido da Dagmar Blota que junto com outros amigos, se dispuseram a enfrentar as urnas em 2016 para eleger o chefe do executivo.

No dia 19 de novembro de 2015, Chiquinho se filiou ao PSDB. Disse Chiquinho em seu facebook, à época: “Vale destacar que assim como é oposição ao governo federal na esfera nacional, aqui, em Ribeirão, o PSDB é oposição ao grupo que esta a frente da prefeitura há vários anos e vem atrasando o desenvolvimento da cidade. Esta é a primeira vez em 30 anos de vida pública que faço parte de um partido do qual não sou o presidente, mas que estou totalmente de acordo com a ideologia apresentada”

A cidade vivia um momento de descrédito por conta da atuação do prefeito Nenê Forte que  era sistematicamente criticado pela falta de iniciativa e pela pouca experiência política. Nas redes sociais, Nenê era criticado diuturnamente, afinal a campanha estava nas ruas.

Correndo por fora e discretamente Nino Martins vinha crescendo nos bairros e assustando o grupo do Chiquinho. Paulo Veiga ficou no  “vou e não vou”, e acabou  na lanterna, tendo Nino obtido um honroso segundo lugar e o Chiquinho sendo eleito prefeito. Um nome foi de suma importância para o sucesso de Chiquinho nas urnas: Dagmar Blota.

A esperança de dias melhores estava lançada na cidade. Promessas não faltaram para que o apoio estivesse ao lado daquele que sempre sonhou em administrar a cidade.

Em entrevista a este jornalista através da Rádio BJ, ficou claro que a lua de mel com a população poderia durar pouco tempo. “Terei que tomar medidas amargas”, disse Chiquinho, visualizando o que teria que enfrentar para tirar a cidade do marasmo encontrado.

Anunciou o seu secretariado e avisou que os salários baixariam para valores iguais a R$ 1.200,00. O chefe de gabinete foi anunciado, dizendo que se não fosse possível pagar com dinheiro público pagaria do próprio bolso. Sinal de que Chiquinho estava disposto a administrar do seu jeito e modo.

Deixou claro que algumas taxas de serviços seriam majoradas, como caso do fornecimento de água(ainda não alterado), o IPTU para 2018, taxa de coleta de lixo etc. Disse também que faria cortes drásticos nos gastos em geral.

Até aí, acho que a população compreendeu o momento e continuou apoiando as tais medidas amargas.

A mudança de Chiquinho para Francisco

Os cortes tiveram início na área da Saúde com dispensa de médicos e servidores. Sabe-se que Francisco foi duro e intransigente com alguns profissionais médicos e dentistas. Um deles com mais de 15 anos prestando serviços à comunidade.

Centralizou as negociações com fornecedores, garantindo aos cofres públicos uma boa economia, afinal a meta dita pelo chefe do executivo era economizar 35% nos gastos gerais.

Depois disso vieram os cortes da Educação, envolvendo merenda escolar, transportes escolares e bolsa de estudo para jovens.

A coleta de lixo da cidade deixou de ser terceirizada e passou a ser por contratação. Acontece que não houve tempo para concurso público e menos ainda para licitação. Resultado: uma confusão do tamanho da cidade, o que poderá custar caro ao prefeito.

Comentários dão conta que Francisco anda nervoso, gritando e batendo à mesa quando algo não sai do gosto e do jeito dele. Haja vista o ocorrido com sindicalista que esteve com alguns funcionários reunidos na Praça da Matriz. Dizem que perdeu o controle por não aceitar a mediação do sindicato.

Para piorar a situação, dois processos correm na justiça eleitoral, e uma delas ajuizada pelo partido Solidariedade que contesta os gastos durante campanha. O recurso da defesa não surtiu efeito esperado em primeira instância e o processo segue com a convocação das testemunhas de defesa que serão ouvidas no próximo mês de março.

Vejo que o Francisco quer mesmo colocar a cidade nos trilhos, porém da forma dele, afinal é ele quem tem a “caneta”. Por outro lado, a pressa, a afobação, a correria, e a falta de atenção às leis e principalmente a LRF – Lei de responsabilidade fiscal poderá levá-lo a final trágico. Ainda penso que continua com apoio às mudanças, mas para tanto terá que mudar a maneira de agir.

Um comentário:

Celia disse...

É uma pena tanta polêmica e discórdia em menos de 2 meses de governo...
Isso só enfraquece o município, que já está tão "doente"!

Torcemos para Ribeirão voltar nos eixos!!!