sexta-feira, 24 de março de 2017

Vice-prefeito Nanado concede entrevista exclusiva ao Blog do Ronco

"Você vai para o buraco, mas eu não vou junto com você"

O vice-prefeito de Ribeirão Bonito Luiz Arnaldo Lucato(DEM), o Nanado, concedeu entrevista exclusiva ao Blog do Ronco nesta sexta(24). A conversa com o blog foi longa e versou sobre os principais assuntos da administração pública da cidade, desde o período de transição com  o governo anterior até os dias atuais. Nanado não fugiu de nenhum questionamento envolvendo o poder executivo. Falou do projeto inicial amplamente discutido com o grupo que elegeu a chapa vencedora e os rumos tomados pelo prefeito Chiquinho Campaner, desde os primeiros dias de sua administração.

No dia 23 de fevereiro último, Nanado entrou no gabinete do prefeito Chiquinho, trancou a porta e disse ao chefe do Executivo: "Essa situação não pode persistir, ou você resolve o que tem que ser resolvido, dentro das recomendações jurídicas e das recomendações que temos do Tribunal de Contas, ou eu estou fora". Nanado disse que teria usado um termo forte com o companheiro de chapa: "Você vai para o buraco, mas eu não vou junto com você",disse Nanado que completou: "Vou manifestar a minha discordância em tudo". Essa conversa áspera  foi ouvida por funcionários que estavam do lado de fora da sala, pela forma e pelo tom do diálogo.

O Blog do Ronco conversou com o vice-prefeito Luiz Arnaldo Lucato por 1h30minutos. Leiam abaixo a conversa exclusiva que passamos a publicar.


De acordo com Nanado(DEM)  a divergência com Chiquinho Campaner(PSDB) teve início, depois da eleição, antes da posse, quando foi planejado os rumos que seriam adotados  na administração da cidade. Ainda segundo  Nanado, o prefeito Chiquinho teve a ideia de regulamentar os cargos comissionados,  criando mais cargos e baixando os salários dos servidores comissionados. “Eu fui absolutamente contra desde a primeira reunião”,disse Nanado. O vice-prefeito comentou que em 2012 houve uma reforma administrativa na gestão do prefeito Paulo Veiga, julgando ser uma reforma muito boa. “Não haveria necessidade de se mexer em nada daquela Lei”, disse.

Nanado falou ao blog que o prefeito Chiquinho insistiu muito para que a primeira medida de seu governo fosse a alteração de toda a estrutura de cargos de comissão e a redução dos salários. “Discordei porque a Lei era boa e porque os salários não eram nada de absurdo, principalmente se comparado com outras cidades”, disse Nanado, que enxerga uma incompatibilidade da função com o salário recebido. “Eu acho que existe uma distância muito grande”, completou. Nesse aspecto, o vice argumenta que há uma dificuldade em se conseguir profissionais tecnicamente bons em cada cargo, em razão dos baixos salários. Lembrando que os cargos comissionados estão com salários de R$ 1.200/mês.

As informações colhidas pelo Blog do Ronco dão conta que houve um acordo com os servidores comissionados de que teriam o salário reduzido para R$ 1.200, por um período de 3 meses. Após esse período, os aumentos seriam escalonados, a cada 3 meses,  com a aprovação do Legislativo, com valores de R$ 300,00 de acréscimo.

A segunda divergência ocorrida, de acordo com Nanado, ocorreu no início de dezembro, ainda na administração de Wilson Forte Junior, quando Forte Junior teria entrado em contato com a administração que iniciaria a gestão 2017/2021, comunicando que o contrato com a empresa que vinha executando os serviços de coleta de lixo na cidade, venceria no dia 30 de dezembro de 2016. Nanado comentou que Wilson Forte teria perguntado se queriam que fizesse o aditamento para 3 meses, sendo que dessa forma a nova administração iniciaria a gestão com o serviço de coleta de lixo em andamento, tempo suficiente para que fosse realizada uma nova licitação. Nanado disse que orientou o prefeito Chiquinho para que aditasse por um período de 90 dias, pois seria um prazo razoável para montar a comissão de licitação, abrir a licitação e homologar a mesma.

“Não, eu não quero essa menina prestando serviço para mim”, teria dito Chiquinho, referindo-se a proprietária da empresa prestadora de serviço, segundo palavras do vice-prefeito.

“Discordei dele nesse ponto, inclusive argumentando juridicamente em tudo o que fosse possível. Juridicamente você(Chiquinho) estará protegido também. Você não vai ter contratação de emergência. Tribunal de Contas nunca vê com bons olhos contratação de emergência”, falou Nanado ao prefeito Chiquinho. Esse fato teria sido o início das divergências entre prefeito e vice-prefeito.

De acordo com Nanado, logo nos primeiros dias de mandato, Chiquinho trouxe para a prefeitura pessoas para cargos de comissão sem nomeação, sem baixar portaria de nomeação, porque, segundo Nanado, Chiquinho queria fazer aprovar a mudança legislativa com referencia aos cargos de comissão e salários. “Todo mundo trabalhando para a prefeitura, dentro da prefeitura, sem nomeação”, comentou.

 O Blog levantou a informação de que, no mínimo, 11 servidores teriam trabalhado sem a devida portaria regulamentadora.

A sugestão que foi repassada ao prefeito Chiquinho, segundo Nanado, foi nomear os cargos comissionados com a Lei que estava em vigor e depois submeter ao Legislativo um projeto com a finalidade da redução nos valores dos salários. “Todo mundo trabalhando irregularmente, sem nomeação. Ele(Chiquinho) faz o mesmo com relação ao pessoal da limpeza”(coletores de lixo), disse Nanado. As irregularidades segundo Nanado com relação aos coletores de lixo foram várias, passando pela falta de processo seletivo, por mais simples que fosse para contratação emergencial, coletores não foram registrados no momento oportuno e correto, e outra irregularidade apontada foi a falta de equipamento de segurança.

Segundo Nanado, os coletores foram pagos através de RPA, o que em sua opinião, é irregular para esse tipo de contratação.

RPA é recibo de profissional autônomo. Nele você preenche os dados identificadores e o valor do serviço. E o contratante deve descontar imposto de renda retido na fonte, INSS e ISS (imposto prestação de serviços).

Ainda de acordo com informações, até hoje(21/03) não teria sido aberta licitação para contratação de empresas especializadas em coleta de lixo.

O Ministério Público Estadual abriu inquérito civil público para apurar possíveis irregularidades na contratação de coletores de lixo em Ribeirão Bonito. Se a conclusão for de irregularidades, o prefeito poderá responder em ação civil pública.

“Os dias vão se passando, nós vamos trabalhando no dia-a-dia, e a gente vê ele(Chiquinho), cada vez mais nervoso, estourado, brigando com funcionários, ofendendo funcionários,  arrumando briga com o sindicato...na administração eu passo a ver uma pessoa extremamente autoritária, que não ouve ninguém, que não ouve uma recomendação jurídica, maltratando funcionários, impondo cortes, por exemplo, no setor da saúde de 35%, que não sei de onde ele tirou esses 35%, eu nunca vi qual a necessidade de cortar 35%”, disse Nanado.

Ainda de acordo com Nanado, o combinado era para que assumisse o setor jurídico, mas isso aconteceria caso  o prefeito não fizesse a reforma administrativa que acabou fazendo. “Ele(Chiquinho) continuou não me ouvindo, não ouvindo a Dagmar, não ouvindo a Michele(advogada), não ouvindo Leandro(advogado). Continua fazendo autoritariamente tudo o que vem na cabeça dele”, disse Nanado.

É comum moradores de Ribeirão Bonito procurar o Nanado para saber o que está acontecendo na prefeitura e especificamente com relação às atitudes do prefeito. Segundo Nanado, responde a  essas pessoas, que está com as mãos atadas e que o prefeito não ouve ninguém.

“Eu não entro em detalhe. Eu não quero que pareça, até porque não é isso, que estou articulando contra ele”, falou Nanado.

O vice-prefeito de Ribeirão Bonito Luiz Arnaldo Lucato, atualmente frequenta apenas o setor jurídico da prefeitura que tem a frente o advogado Leandro de Almeida Prado e a advogada Michele, profissionais muito elogiados por Lucato.

Nanado explicou que intermediou dois contratos com a empresa que prestava serviços no tratamento da água da cidade. Um dos acordos era o parcelamento da dívida da administração passada que foi negociado em 10 vezes, e o segundo contrato seria o aditamento contratual por um período de 3 meses para continuidade dos trabalhos na cidade, com valores reduzidos. Segundo Nanado, os dois contratos foram deixados na mesa do prefeito Chiquinho Campaner. Não soube dizer se os contratos foram devidamente assinados pelo prefeito.

Entre tantas irregularidades apontadas pelo vice Nanado, está o fato do atual chefe de gabinete Edmo Marchetti, conhecido por Pino, ter iniciado trabalho na prefeitura sem nomeação e sem portaria baixada.

Nanado hoje não participa da administração, está afastado, salvo a necessidade de colaborar com o departamento jurídico da prefeitura. “Eu desisti de colaborar diretamente”, disse Nanado.

As atitudes do prefeito Chiquinho Campaner com relação a área da Saúde, com dispensa de profissionais médicos, dentistas, enfermeiros e servidores é visto pelo vice-prefeito com exagero, e que não precisava ser feito da forma que foi. Ainda segundo Nanado, o setor da saúde, hoje tem um déficit de profissionais e que será preciso ser sanado futuramente.
Outro fato citado pelo Nanado e que seria irregular, é o fracionamento de licitação por períodos iguais a 3 meses, para o vice-prefeito, o Tribunal de Contas vai apontar essas irregularidades que estariam sendo cometidas.

De maneira geral, o passivo que está sendo criado pela prefeitura nesses 3 meses de início de governo, será bem maior do que a economia em curso de 35% que o prefeito está impondo para o município, declarou Nanado.

“Esse destempero dele(Chiquinho) é uma coisa muito séria, não tem paciência e não tem educação para conversar, comentou. Perguntamos se o prefeito Chiquinho Campaner mudasse de atitude e voltasse a dialogar e não centralizar decisões, se Nanado voltaria a colaborar, a resposta foi positiva.

“Eu acho que a população de uma maneira ou de outra vai acabar exercendo uma pressão no Legislativo, se continuar levando a administração da forma que está levando. É sobre o Legislativo que vai recair consequências de todos os problemas que estão acontecendo hoje, falou.

A Mensagem de Luiz Arnaldo Lucato à população
“Eu lamento, peço desculpas, estou profundamente triste, profundamente chateado de não conseguir colocar em prática o projeto que nós tínhamos. Não estou conseguindo que o prefeito coloque em prática esse planejamento, essa estrutura de governo que nós tínhamos. Eu me desculpo com a população, lamento profundamente, mas hoje estou me sentido de mãos atadas, por isso estou muito chateado, muito triste com essa situação. Eu espero e vou trabalhar para que isso melhore, que os problemas sejam resolvidos. Eu estou à disposição do município”

Sergio Ronco: Responda se você quiser, você está preparado para administrar a cidade numa eventualidade?
Nanado: Estou preparado! Estou preparado e sei exatamente  o que é preciso fazer para resolver todos os problemas que contei e para melhorar a arrecadação e a receita da cidade. Estou preparado e tenho plena convicção disso. É por isso que peço desculpas à população, não estou conseguindo implantar o projeto que nós tínhamos planejado. Eu sei exatamente o que é preciso fazer.

Nenhum comentário: