sexta-feira, 23 de junho de 2017

A sociedade precisa se unir.....

Sergio Ronco 
Ainda sobe o furto em uma residência em Dourado, ontem, quinta(22), nos assusta pela audácia dos bandidos e nos impressiona pela forma como agem. Temos a impressão de que é tudo bem controlado e cronometrado por parte dos ladrões. Não há como não desconfiar de que há um certo planejamento e bem organizado.

O proprietário da residência não ficou mais que meia hora fora de casa, tempo esse suficiente para que os ladrões agissem de forma rápida a ponto de ninguém ter visto absolutamente nada. Nesse curto período de ação, o prejuízo foi enorme.

Levaram tudo que puderam e o que encontraram à frente: televisor, lep-top, joias de valor estimativo, quantia em dinheiro e outros eletrodomésticos. Reviraram a casa inteira, jogando tudo ao chão. A fronha de um travesseiro serviu de sacola para que os meliantes pudessem colocar os objetos pelos quais tinham interesse em furtar.

O que o cidadão consegue juntar em uma vida, em poucos minutos é levado de forma impressionante e rápida. A sociedade tem que que abrir os olhos cada vez mais, pois o Estado não nos dá a segurança prevista na Constituição. Não são culpados os policiais, pois fazem o que pode, são poucos e fica evidente que é dificultoso estar em cada local, em cada bairro exercendo o policiamento. O efetivo da PM foi diminuído há muitos anos, obra dos governos que acharam por bem transferir parte desse efetivo para as grandes cidades.
Lembro-me bem quando fomos ao Palácio dos Bandeirantes até o governador Alckmin sugerir que fossem devolvidos os policiais que haviam sido remanejados para São Paulo e outras cidades maiores. O chefe do Executivo Estadual nos disse que os PMs que estavam em Dourado e Ribeirão Bonito eram suficientes em função das ocorrências registradas nessas cidades. Em outra oportunidade quando esteve em Ribeirão Bonito o questionamos sobre o mesmo assunto, e a resposta foi a mesma.

Sendo dessa forma, não há como contar tão somente com a presteza das polícias. A sociedade tem obrigação de ajudar no sentido de fiscalizar os possíveis intrusos que rondam a cidade. Automóveis que vem de fora é uma dica e um alerta. Qualquer ação estranha, o nosso dever é comunicar à policia.

Há tempos sugeri aqui mesmo no blog, que os comerciantes colocassem câmeras de segurança em seus estabelecimentos, e pelo menos uma delas voltada para a rua. Sugerimos também a construção de um portal com câmeras nas duas entradas da cidade. O pior é que a sociedade fica estarrecida apenas temporariamente, passado alguns dias, a acomodação é perceptível. Há que se fazer uma parceria público-privado para que tenhamos um mínimo de segurança necessária.

O que ocorreu em Dourado nos últimos dias, ocorreu em Ribeirão Bonito também. É a nova forma que os bandidos descobriram em agir. Ou a sociedade se une, ou vamos continuar assistindo a lamentáveis ocorrências como a de ontem.

Um comentário:

Unknown disse...

Infelizmente o governador geraldo alckmim,deu uma reposta muita injusta para a população de dourado e ribeirão bonito, acho muito importante o projeto de construir um portal com cameras na entrada da cidade para poder monitorar a entrada e saida de veiculos na cidade. agora prceisa ver se o prefeito de ribeirão bonito o de dourado e vereadores de ambas cidades se interessem pelo projeto tomara que sim.