sexta-feira, 14 de julho de 2017

Seis Desembargadores prestigiam a instalação da 200ª CEJUSC, na Comarca de Ribeirão Bonito

Comarca recebe CEJUSC - Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania
Placa comemorativa à instalação da CEJUSC na Comarca de Ribeirão Bonito

Foi instalada na Comarca de Ribeirão Bonito nesta sexta(14), 0 CEJUSC - Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania que tem por objetivo  no atendimento ao público para a solução consensual de conflitos e orientação nas matérias relativas à cidadania. A mediação e a conciliação são métodos alternativos de resolução de conflitos. A ideia é prestar auxílio a qualquer cidadão na tentativa de solução de um problema, sem a necessidade de uma decisão judicial. O conciliador ou mediador, pessoa capacitada para a função, ajuda os envolvidos na demanda a encontrarem uma solução juntos, dentro da lei.
 Desembargadores e juízes presentes ao evento

O evento foi realizado no salão do juri e  contou com a presença de cinco Desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo, vários juízes da região, promotora pública, os prefeitos das  quatro cidades que compõem a comarca, vereadores, representantes da PM, da Polícia Civil, diretoras de escolas, presidentes de associações, autoridades religiosas e convidados.
Juiz Victor Trevizan Cove e Desembargador José Carlos Ferreira Alves

Na foto acima, o Juiz da Comarca de Ribeirão Bonito Victor Trevizan Cove recebe o Desembargador do TJSP José Carlos Ferreira Alves na sua chegada, na entrada do Fórum local.

O Desembargador José Carlos Ferreira Alves, Coordenador do NUPEMEC, representando o Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Desembargador Paulo de Bellis Mascaratti, foi quem trouxe à comarca, a 200ª CEJUSC. Na realidade, foi um esforço do Juiz titular de Ribeirão Bonito, Victor Trevizan Cove que não mediu esforços para que a cidade pudesse receber essa parceria do Tribunal de Justiça de São Paulo e a comarca de Ribeirão Bonito.

                                                           Abertura dos Trabalhos
                           Juiz da Comarca de Ribeirão Bonito Victor Trevizan Cove
O juiz da comarca de Ribeirão Bonito Victor Trevizan Cove abriu os trabalhos da tarde desta sexta(14), no fórum local, no auditório do júri, agradecendo a presença de todos os convidados e funcionários do judiciário. Trevizan Cove iniciou sua participação, nomeando os juízes que atuaram no passado na comarca de Ribeirão Bonito.

O magistrado fez uma explanação do que vem a ser o CEJUSC - Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, que nesta data está sendo instalado na comarca. De acordo com Trevizan Cove, o CEJUSC é uma unidade do Poder Judiciário que terá o poder de solucionar, problemas não somente de forma rápida, mas que também  todas as pessoas envolvidas no conflito, tenham a função participativa na decisão de seus próprios futuros.

“Passando por dez comarcas desde o início da magistratura, percebi que muitas vezes, para não dizer na maioria das vezes, as pessoas querem ser ouvidas, trazendo após um desabafo, uma concessão que no início da audiência parecia impossível”, disse o Juiz Trevizan Cove.

Segundo o juiz, o funcionamento do CEJUSC trará maior proximidade entre os jurisdicionados e o Poder Judiciário, trazendo a possibilidade das pessoas resolverem seus problemas de forma amigável e amistosa, onde todos sairão vencedores. Explicou que  o acordo entre as partes será homologado por um juiz de Direito, o que dará maior decisão judicial.

                                             Desembargador José Carlos Ferreira Alves
Ferreira Alves(foto) iniciou suas palavras agradecendo à Nossa Senhora Aparecida de quem é grande devoto e ao Bom Jesus da Cana Verde padroeiro de Ribeirão Bonito. O Desembargador cumprimentou a todos, iniciando pelo  prefeito de Ribeirão Bonito Francisco José Campaner. O magistrado fez uma menção à camisa de futebol de Ribeirão Bonito dizendo que se parecia com a do São Paulo Futebol Clube, deixando claro que é torcedor da equipe do Morumbi. “Parabéns pela escolha da camisa, que bom gosto!”, disse Ferreira Alves.

Ferreira Alves não se esqueceu de ninguém em seu cumprimento, desde os servidores do fórum local até o juiz da comarca Victor Trevizan Cove e os desembargadores que estiveram presentes. Durante os cumprimentos, Ferreira Alves fez questão de tecer comentários elogiosos à corporação da Polícia Militar, onde o Major da PM Jefferson Lopes Jorge coordenador operacional do 38/ BPM da 3ª Cia de São Carlos. “Gostaria que o senhor recebesse um abraço especial meu e para toda a corporação”, ressaltou o Desembargador.

“Esta nova ferramenta que o judiciário coloca à disposição do cidadão, ela é tão importante, que até o mês passado já havia sido responsável pela solução de 570 mil crises de diferente material, considerando os pré-processuais e os processuais. O CEJUSC vem para conferir celeridade e efetividade aos interesses dos envolvidos”, disse Ferreira Alves.

Um dado interessante fornecido pelo Desembargado é que 30% das decisões judicias que são proferidas, não são cumpridas. Ainda segundo Ferreira Alves, no caso dos acordos que são levados perante o CEJUSC é o contrário, 95% são cumpridos à risca, mostrando claramente a importância do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania que ora se instala na comarca de Ribeirão Bonito. Como exemplo, o Desembargador citou o caso do destino de uma criança. Para Ferreira Alves, quem sabe o que é melhor para a criança é o pai e mãe e não um juiz. Com o CEJUSC, essa questão é resolvida em comum acordo. 

Ainda complementando, disse que certas situações não poderiam ser submetidas ao poder judiciário, exemplificando o pai que não quer ter o filho ou o filho que não quer ver um pai. “Adianta entrar com uma ação de obrigação de fazer isso? No que vai dar isso? Eu acho que essa cultura adversarial, a cultura do litígio tem que ceder espaço para a uma nova realidade”, completou Ferreira Alves que ao terminar sua participação, citou Leonardo da Vinci que disse “A simplicidade é o mais alto grau da sofisticação”.
Prefeitos da Comarca

Em seguida uma placa foi descerrada, inaugurando um novo sistema que agrega ao judiciário local, facilidades de acordos entre partes dentro de um processo.

Os convidados almoçaram no "Santa Eliza Eco Resort". O Desembargador Ferreira Alves recebeu uma cartilha editada pela Amarribo Brasil, "O Combate às Prefeituras do Brasil".

Nenhum comentário: