segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Por maioria simples, Câmara aprova abertura de comissão Processante contra prefeito de Ribeirão Bonito, Chiquinho Campaner(PSDB).

 Legislativo aprovou abertura de Comissão Processante
Em sessão ordinária realizada nesta segunda(21), a Câmara de Ribeirão Bonito em maioria simples, aprovou a abertura de Comissão Processante(CP),  a qual terá 90 dias improrrogáveis para decidir o futuro do Prefeito de Ribeirão Bonito Chiquinho Campaner(PSDB).

Essa fase do processo político é a sequencia dos trabalhos da Comissão Especial de Investigação(CEI) que apurou irregularidades na contratação de pessoal para a coleta de lixo no município aprovando o relatório. 

Votaram a favor da abertura da Comissão Processante (CP) os vereadores: Armando Simões(PTN), Leandro Mascaro(DEM), Valdinei de Oliveira(DEM) e Manoelito Gomes da Silva(PTB).

Se absteve de votar:  vereador Regivaldo Rodrigues da Silva(PSDB) 

Votaram contra a abertura da CP os vereadores: Eraldo Chiavoloni(DEM), João Victor(PSB) e Nelson de Souza(PSB)

O presidente da Câmara Dimas Tadeu Lima(DEM), não votou oficialmente pois haveria essa necessidade apenas em caso de empate, porém pressionado pela platéia, acabou dando o seu voto favorável à abertura da Comissão Processante.
Mais de cem pessoas compareceram à sessão que culminou com a abertura de CP

A Comissão Processante está assim formada:
Presidente: Regivaldo R. da Silva(PSDB)
Relator: Leandro Mascaro(DEM)
Membro: João Victor(PSB)

Ribeirão Bonito vive novamente o trauma de uma Comissão Processante
Vereador Armando Simões(PTN), relator da CEI, se esforçou para mostrar as irregularidades cometidas pelo prefeito Chiquinho Campaner(PSDB)

Bastidores da Sessão
Logo ao chegar à Câmara Municipal percebi que o número de pessoas que estavam interessados nas discussões do dia, era grande. Um caminhão de som parado próximo à entrada principal indicava que teria sido o veículo que comunicou à população a importante decisão que seria tomada pelos vereadores naquela noite.

Ao chegar ao plenário totalmente lotado, sendo que algumas cadeiras extras foram colocadas para melhor conforto dos presentes, era difícil imaginar como cada parlamentar votaria ao relatório da CEI que pedia a abertura de uma Comissão Processante contra o prefeito Chiquinho Campaner(PSDB). Existia uma lógica com relação a três vereadores: Armando Simões(PTN),Valdinei de Oliveira(DEM) e Manoelito da Silva Gomes(PTB), os três são da Comissão Especial de Investigação, os quais assinaram em conjunto a abertura de CP. Nessa altura, por pura dedução, três votos eram praticamente certos. Lembrando que maioria simples era o bastante para seguir com o processo.

Conversando com o presidente da Câmara durante intervalo que antecedeu a votação, Dimas Tadeu Lima(DEM), sem muita certeza, como todos, achava que poderia passar a CP até mesmo por unanimidade dos votos.

O relator da CEI vereador Armando Simões se esforçou em mostrar aos presentes e aos demais vereadores os erros cometidos pelo prefeito. Até mesmo mostrou um caderno que foi distribuído em campanha que mostrava o plano de governo caso fosse eleito e suas  futuras realizações. Armando foi citando algumas das promessas e perguntava aos presentes se o prefeito havia cumprido. A resposta seguia um mesmo caminho, não!

Na primeira fila do plenário estava o ex-vereador e candidato a prefeito de São Carlos/SP, das últimas eleições, Lineu Navarro(PT).

Confirmado os votos dos três integrantes da CEI, Armando, Valdinei e Manoelito, na sequencia conforme chamada por ordem alfabética vieram  o vereador Eraldo Chiavoloni(DEM) que votou contrária a abertura e acompanhando Eraldo na desaprovação da abertura da CP estavam o vereador João Victor(PSB) e Nelson de Souza(PSB).

O vereador Regivaldo Rodrigues dos Santos(PSDB) se absteve de votar. Dessa forma, por quatro votos favoráveis, a Comissão Processante foi aberta, pois o regimento interno previa maioria simples dos presentes. Mesmo que o vereador Regivaldo votasse contrário a abertura de CP, haveria empate e o desempate caberia ao presidente da câmara Dimas Lima(DEM) que abertamente disse que votaria pela abertura.


Em vários momentos da sessão um cidadão que estava presente interferiu com palavras em tom alto e até mesmo batendo em uma panela. O presidente Dimas até tentou por duas vezes chamar a atenção do cidadão, mas o mesmo continuou com o seu discurso em alguns momentos.

A CP está formada com dois vereadores que votaram contrários à abertura da CP: João Victor e Regivaldo Rodrigues e um que votou pela abertura e que é o relator da CP, vereador Leandro Mascaro.

A Comissão Processante terá 90 dias para analisar os fatos e voltar a relatar a decisão  que será tomada, colocando novamente ao plenário da câmara para nova votação. Nessa sessão de votação para cassar o prefeito serão necessários 2/3 da câmara, ou seja, seis votos favoráveis pelo afastamento do chefe do Executivo.
Fotos: Ronco

Nenhum comentário: