quarta-feira, 9 de agosto de 2017

TCE encontra irregularidades em almoxarifados de 13 cidades da região

 Uma fiscalização do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) encontrou irregularidades em almoxarifados da rede pública de 13 cidades, na região de São Carlos (SP). A vistoria identificou locais com produtos armazenados de forma irregular, problemas na rede elétrica, paredes com mofo e infiltração.
Na lista, estão as cidades de Américo Brasiliense, Araraquara, Motuca, Porto Ferreira, Ribeirão Bonito, Matão, Ibaté, Santa Lúcia, Santa Cruz da Conceição, Leme, Santa Gertrudes, Rincão, Itobi, São João da Boa Vista, Rio Claro e Mococa.
Vistoria
Essa foi a quarta fiscalização “surpresa” realizada pelo TCE-SP neste ano. Já foram feitas checagens em unidades de saúde, frotas oficiais e no programa de saúde da família. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, com iniciativas como essas, o Tribunal passa a verificar não só a legalidade, mas também a qualidade do gasto público.
No total foram auditados almoxarifados de 29 órgãos estaduais, como secretarias, empresas, fundações, autarquias de 205 municípios além de 191 prefeituras.
Irregularidades
Em Araraquara os problemas encontrados foram na rede elétrica, paredes danificadas e mofo no teto. Em Ibaté, sacos de alimentos estavam armazenados de maneira irregular, além de uma grande infiltração no teto. Em Santa Cruz da Conceição os extintores de incêndio não estavam no lugar adequado.

Em Motuca, os materiais estavam desorganizados, sem identificação e amontoados. Já em Porto Ferreira, o almoxarifado apresentava problemas na fiação, no teto e nas paredes, além do alarme quebrado. Em Leme foram encontrados materiais sem etiqueta de identificação, teto enferrujado e com estrutura de madeira velha, além de extintor sem informações de validade e produtos estocados sem cuidado.

No almoxarifado de Santa Gertrudes os computadores estavam no chão e sem uso, além de muitas caixas sem identificação. Em Rincão os produtos estavam desorganizados. Já em Itobi a pintura da parede estava danificada e, em São João da Boa Vista havia muita bagunça no setor.

Em Matão o almoxarifado tinha problema na rede elétrica. Em Ribeirão Bonito os problemas encontrados foram na rede elétrica e nos extintores de incêndio. Já em Américo Brasiliense havia muito mofo no local.
Os fiscais também foram em Mococa, Santa Lúcia e Rio Claro, mas não encontraram irregularidades.
Prefeituras
 Sobre as irregularidades encontradas pelo TCE-SP, a Prefeitura de Ibaté disse que uma telha havia quebrado, causando a infiltração. Entretanto, o problema já foi consertado e só falta realizar a pintura do almoxarifado.
Em nota, as administrações de Araraquara e de Matão informaram que foram notificadas e trabalham para fazer as adequações exigidas.
As Prefeituras de Rincão, Porto Ferreira e Leme disseram que ainda não foram notificadas, mas que estão tomando as medidas cabíveis para regularização.
A administração de Santa Gertrudes informou que os equipamentos de informática que foram encontrados no chão são inservíveis e vão ser enviados para leilão. Sobre as demais irregularidades apontadas, a prefeitura disse que serão atendidas conforme orientação do tribunal de contas.

Já o poder municipal de Ribeirão Bonito, Santa Cruz da Conceição e Américo Brasiliense informaram que ainda não foram notificadas e por isso, não iriam se manifestar sobre o assunto. A Prefeitura de Motuca ainda não respondeu sobre os questionamentos.
Nota da Redação: A mudança de cor no nome "Ribeirão Bonito", foi trocada pelo Blog do Ronco.

Nenhum comentário: