domingo, 24 de setembro de 2017

Franceses participam da "Cavalgada da Primavera" no Hotel Bela Vista de Dourado

Sergio Ronco 
O Blog do Ronco conversou por alguns minutos com dois executivos que fazem parte do grupo de franceses que estão hospedados neste final de semana na Fazenda Bela Vista. Um deles, o Thibaut Delrieu que é Presidente para o Brasil da empresa francesa de bebidas, Marie Brizard, o outro, Stéphane Vidal é Diretor de uma empresa de consultoria em São Paulo.
Vejam todas as fotos da cavalgada AQUI

Thibaut e Stéphane

Há aproximadamente  3 anos que os dois entrevistados estão morando no Brasil. A forma que descobriram a Fazenda Bela Vista em Dourado foi por intermédio de outros franceses que já estiveram no hotel.

Para os executivos e suas esposas, alguns aspectos fazem a diferença na escolha do local onde passam os finais de semanas e a certeza de que  voltarão em outras oportunidades. Para ambos os entrevistados, a Bela Vista se destaca nessa categoria de hotel, pelo ótimo serviço prestado, a boa comida, o contato com a natureza com muitas matas nativas, a piscina em local estrategicamente locada, os macaquinhos que já fazem parte do ambiente e que encantam, principalmente, às crianças e, a marca registrada da Bela Vista que são as cavalgadas.

Para os franceses, a simplicidade das acomodações, não é fator impeditivo, até mesmo considerado ponto positivo na hora da escolha. A limpeza é primordial, e nesse quesito, foi muito elogiado pelos executivos. O churrasco preparado pelo Gilmar foi citado como espetacular.
Stéphane disse que a falta de sinal  de internet e de televisão nos apartamentos motiva o hóspede aproveitar o máximo  o que a Bela Vista proporciona aos seus clientes. “ As crianças adoram as atividades que são programadas”, disse o executivo.

Para Stéphane, em uma escala de zero a 5, a Bela Vista estaria entre 3 e 4. Perguntado se voltaria, uma vez que para ele é a primeira vez, respondeu que está gostando muito e que certamente voltará em novas oportunidades.

Thibaut já está acostumado com as cavalgadas programadas pelo Pedroca em trilhas previamente definidas, passando por fazendas da região. O executivo afirma ser um dos pontos altos oferecidos aos hóspedes. É a terceira vez que Thibaut vem a Dourado e se hospeda na Bela Vista. Perguntado se acostumou facilmente à vida de São Paulo, disse que no início foi complicado, mas que logo se acostumou; “São Paulo tem tudo, é uma bela cidade, mas de tempos em tempos é preciso um final de semana como este”, disse Thibaut.

Perguntamos o que achavam do novo presidente da França Emmanuel Macron. Stéphane disse que Macron é jovem, dinâmico e que deve levar a frente algumas mudanças que serão de grande importância ao país, apesar dos franceses não gostarem muito de transformações, disse.


Cavalgada da Primavera

A Cavalgada
O nascer do sol é um espetáculo bonito em qualquer lugar do mundo, mas na Fazenda Bela Vista de Dourado tem um charme todo especial. É com sol despontando que o Pedro Luiz Dias Aguiar, o Pedroca, como carinhosamente é conhecido, acorda. Por volta das 7h00, Pedroca toma o café junto aos hóspedes e logo se prepara para organizar a cavalgada do dia.
 
Descendente do bandeirante Fernão Dias, paulistano de nascimento e douradense de coração, Pedroca, proprietário da Bela Vista, diz que acha bonito o carinho que as pessoas têm com a chamada terceira idade, mas nega ter chegado a ela  mesmo aos 85anos.

Um sonho que perseguia o fazendeiro de fala mansa e contador de muitos “causos” era um dia percorrer parte do país no lombo de um cavalo. E não é que o convite surgiu? Aos 60 anos, Pedroca juntamente com seu irmão Jorge e seu campeiro José Reis partiram para um grande desafio que foi a cavalga da batizada de “Projeto Brasil 14 mil”, organizada por um amigo, o Sebastião Malheiro.

No lombo de cavalos da raça Manga Larga Marchador, rumaram para o extremo sul do país, Chuí, atingindo o extremo norte, Oiapoque, chegando de volta à São Paulo, amarrando a tropa no Parque da Água Branca. Os 14 mil km iniciais, viraram 21 mil. Pedroca, o irmão e o capataz festão no do livro dos recordes.
O livro dos Recordes e a cavalgada de 21 mil km

Neste final de semana, a Fazenda Bela Vista recebeu um grupo de franceses. Aliás, a visita dos nascidos na terra do presidente Emmanel Macron já se tornou uma tradição. Como disse o executivo Thibaut, o “boca-a-boca”, é a maior propaganda para que novos grupos venham conhecer as instalações do primeiro hotel fazenda de Dourado a abrir as portas aos hóspedes.
Pedro Luiz Dias Aguiar - Pedroca

Logo pela manhã, como acontece todos os dias, os macaquinhos, em bando, chegam em busca de frutas e pães que os próprios hóspedes fazem questão de servir. Os pequenos franceses, desde cedo aprendem a respeitar e a gostar de animais.
O café da manhã dos macaquinhos

Sábado(23) - Dia da Cavalgada
O Calor da Primavera deu uma mostra do que vem no próximo verão. Às 9h15, o Pedroca estava na cocheira com a prancheta em mãos e os nomes daqueles que fariam a cavalgada do sábado. “Quando tem muitas crianças no passeio, é um pouco mais demorado a preparação”, disse Pedroca. Os franceses foram chegando ao local onde os funcionários arreiam os animais. Alguns prontos para a cavalgada, outros ainda complementariam as vestimentas e assessórios na própria cocheira. As crianças, as mais ansiosas, de início já demonstraram o carinho e amor pelos cavalos. Percebi que  um deles conversava com um cavalo negro que estava amarrado à espera da sela. 
O carinho pelos animais....

De longe acompanhei o movimento da criançada. Ao me aproximar do grupinho, um deles perguntou o meu nome e se eu sabia falar francês. Claro que veio o primeiro constrangimento, pois não lembrava nem o nome da minha professora de francês, quanto mais falar....eu respondi com outra pergunta: “Vocês falam português”? Como num coro, reponderam: “Falamos”!
 A garotada pronta para a cavalgada

Bem, então eu vou falar em francês com vocês, disse!  “Bonjour, comment vas-tu? Após a única frase que me veio na mente, o grupo como numa orquestra, balançou a cabeça, como quem diz, e o que mais ? Não tinha mais! Era o que eu sabia!  Amigos, pena que não tinha uma câmera para registrar a reação da garotada, foi só risada! Eu, como sou apreciador da língua francesa sem falar o francês, « MORRI DI RI » também!

Pedroca e os funcionários

Pedroca e seus funcionários se certificam de que todos estão com os equipamentos de segurança e prontos para a partida. A chamada é feita e confirmada. Algumas orientações são repassadas a fim de que todos possam obedecer a voz de comando durante a cavalgada.

São 10h22, tudo pronto, todos montados, é hora de partir. No refeitório o Gilmar já começou assar a carne que deverá ser servida por volta das 14h00, quando o grupo voltar do passeio
Gilmar, o preparador dos churrascos

Na frente, o cavaleiro ponteiro, comandava o grupo e mostrava o caminho a ser seguido. É proibido que alguém passe a linha da cernelha do cavalo do ponteiro. Nas laterais, mais dois cavaleiros atentos para qualquer necessidade. Atrás, o último dos cavaleiros, o  mestre Pedroca, tem um visual perfeito de todo o grupo que está a frente.
O cavaleiro ponteiro à frente do grupo

O ritmo da cavalgada foi a marcha, ou o passo, como chamamos. Um ou outro adulto arriscava pequenos trotes. Acompanhamos todo o percurso com uma camionete. Deveria fazer a matéria montado também, certo? Errado! Ainda tenho que aprender muito com o Pedroca. Não montar a cavalo,  pois fiz muito, mas a disposição de cavalgar com um tremendo sol. Bem, não é a toa que o Pedroca causa « inveja » no bom sentido, a muitos jovens. No alto dos seus 85 anos, diariamente se propõe a sair com os seus hóspedes montando no lombo de um de seus animais.
Pedroca

Após uma hora de passeio, o grupo chegou ao Sítio São José. O automóvel de apoio já aguardava o pessoal com bebidas e salgadinhos. Em baixo de uma árvore frondosa, veio o descanso e para mim, a certeza de que a cultura francesa preserva e adota os animais de forma carinhosa e respeitosa.
Pit Stop - É hora de descansar e hidratar...

 As crianças, antes mesmo de matar a sede e saciar a fome , serviram água e salgadinhos para os três cães que acompanharam a cavalgada desde a saída da Bela Vista. Chamou-me a atenção esse fato, e perguntei  ao  Thibaut,  se era cultural esse respeito pelos animais. A resposta foi imediata : sim, tratamos os animais com muito amor e repeito e as crianças aprendem desde cedo a respeitá-los. Lembram do garoto conversando com o cavalo antes da partida ?
A atenção e o carinho com os cães

O pit stop demorou algo em torno de 30 minutos. Logo  estavam preparados para a volta. O cachorro Chico desta vez, volta no carro de apoio. Chico  está cego e bem velhinho, não vale a pena fazê-lo sofrer com o calor para a volta à Bela Vista.

Um pequeno incidente antes da partida, coisa corriqueira! Um dos cavalos colocou a mão por dentro da rédea e assustado, deu alguns pulos. Logo os cavaleiros treinados para essas surpresas socorreram o animal, que se acalmou e estava pronto para a volta.
Um susto passageiro

A volta foi tranquila, mas sempre em baixo de um calor intenso. Na chegada, após um belo banho do grupo, o churrasco já estava no ponto, servido pelo Gilmar. Assim foi o final de semana de mais um grupo de franceses na Bela Vista.

Vejam todas as fotos da cavalgada AQUI

Nota do Ronco: Em  Dourado e Ribeirão Bonito, cidades próximas, alguns hotéis fazendas se destacam:

Dourado
- Santa Clara Eco Resort -  Veja AQUI
- Fazenda Bela Vista - Veja AQUI
- Pousada São Bento de Dourado - Veja AQUI

Ribeirão Bonito 
- Santa Eliza Eco Resort - Veja AQUI 
- Hotel Fazenda  Serra da Cachoeira - Veja AQUI

Nenhum comentário: