quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Vicente Leporace, uma lenda na memória do Rádio no Brasil

Vicente Leporace fez de tudo em rádio, passando pelos diversos setores de uma emissora à época. Fez TV e cinema, mas a consagração se deu no rádio, nos importantes e democráticos microfones da Rádio Bandeirantes de São Paulo. " Na Bandeirantes, Leporace estreou em 1962 um dos programas de maior audiência, "O Trabuco". Nele, Leporace recebia  os jornais de maior expressão do país e comentava as principais notícias veiculadas.

Eu tive o prazer em trabalhar na Rádio Bandeirantes na época em que Leporace apresentava "O Trabuco". Para mim, foi um grande professor de jornalismo, pois a maneira como debruçava sobre os acontecimentos no país e tirava suas opiniões e considerações, dava-me a impressão de  que a verdade estava com ele, tamanha a capacidade de entendimento dos fatos.

Veio o regime militar e Leporace por inúmeras vezes foi "convidado" a dar esclarecimentos na Delegacia de Ordem Pública e Social(DOPS), sobre os seus comentários, haja vista a censura que estava instalada no país. E claro, Leporace nunca se intimidou. No dia seguinte parece que apresentava "O Trabuco" com mais vontade e disposição, e lá vinha chumbo grosso de novo.

Quando alguém pergunta quem foi, em minha opinião, o maior jornalista de todos os tempos, não exito em dizer: Vicente Leporace, meu professor e amigo. Vicente Leporace faleceu em 16 de abril de 1978, aos 66 anos.

Abaixo, Leporace fala da importância do Rádio no Brasil, vale a pena ouví-lo 
Vídeo Youtube

Nenhum comentário: