quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Douradenses irão representar o município nos Jogos Regionais do Idoso


A delegação de atletas da 3ª idade de Dourado participa nesta semana, entre os dias 16 e 21 de janeiro, das competições do 22º Jogos Regionais do Idoso (Jori), que serão disputados na cidade de Lençóis Paulista.
Para participar do Jori, a delegação de Dourado conta com o apoio da Prefeitura Municipal e do Departamento de Esportes e Lazer. O município terá representantes nas competições de bocha, com Durvalino Vitor Miguel e Luiz Pirangelo, e natação, estilos 50 metros nado costa e 50 metros nado livre, com Aparecida Donizete Severino. A coordenação é do diretor de Esportes do município, José Antônio de Rosa e do professor André Mota Freitas.

Para José Antônio de Rosa, o Jori é um grande estimulo para a competição de forma saudável.

“Acreditamos e apoiamos a prática de atividades esportivas para o bem estar e a saúde na terceira idade, esses atletas já são vitoriosos, independente do resultado, pois além de tudo, são exemplos a serem seguidos pela sociedade”.

A 22ª edição do Jori que será realizada em Lençóis Paulista, de 16 a 21 de janeiro, contará com a participação de cerca de 61 municípios e mais de 2 mil pessoas, entre atletas e comissões técnicas.

História
Os Jogos do Idoso tiveram início em 1994, com a nomenclatura de “Caras e Coroas”, em São Paulo, no Ginásio do Ibirapuera. O evento foi um sucesso, e a Secretaria de Esporte de São Paulo, organizou outro encontro dos participantes em 1995, mas já com o nome de Jogos Regionais do Idoso (JORI), tendo como objetivo principal proporcionar aos idosos a socialização, integração, e participação em evento, competindo saudavelmente entre si, buscando a superação.

Para a participação nos Jogos, até o ano de 1997 a idade mínima era de 55 anos, mas a partir do ano de 1998 a idade mínima foi elevada para 60 anos. Os jogos passaram a realizar-se em algumas regiões paulistas, evoluíram e tornaram-se classificatórios para JEI - Jogos Estaduais do Idoso, que atualmente alteraram a nomenclatura para JAI - Jogos Abertos do Idoso.

Em 2013 deveria ser a vigésima edição dos jogos; mas depois da entrada do Fundo Social de Solidariedade e seus parceiros na organização, os organizadores em 2001, decidiram retroceder a contagem; e consideraram a contagem do 1º JORI a do ano de 1997.

Toda organização e regulamento do evento “JORI”, é feito em São Paulo, na Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude e o Fundo de Solidariedade contribui para o acontecimento do evento juntamente com os municípios sedes. Para a disputa das modalidades é necessário que o participante tenha sessenta anos completos ou a serem completados no ano da realização dos jogos, ou idade superior. O JORI é composto de quatorze modalidades esportivas que são: Atletismo; Bocha; Buraco; Coreografia; Damas; Dança de Salão; Dominó; Malha; Natação; Tênis; Tênis de Mesa; Truco; Voleibol Adaptado e Xadrez.

Nenhum comentário: