terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

A discussão sobre o aumento do IPTU em Dourado


Sergio Ronco 
Bem amigos e leitores do Blog do Ronco, hoje recebi vários moradores de Dourado que foram ao meu encontro com o objetivo de protestar e até mesmo de saber o que penso quanto o aumento do IPTU  proposto pela Prefeitura de Dourado e aprovado por unanimidade dos 9 vereadores que compõe o Legislativo da cidade. Chegaram a perguntar se iria me omitir, uma vez que o Blog do Ronco é sabidamente, muito acessado em Dourado.

Pois bem, o Blog já havia postado matéria sobre essa majoração, o que deixou de ser surpresa quanto ao que viria nos próximos dias. Agora que a população começou a receber o carnê com o devido imposto, os ânimos voltaram a se acirrar.

Como contribuinte que sou, vou opinar neste espaço. Acho o aumento de 100% fora de propósito e que poderia ser diluído em vários anos o percentual desejado de 100%, ou seja, um pouco por ano. Não tiro o mérito da atual administração de que o IPTU possa estar defasado, mas uma “cacetada” de uma só vez  dobrando os valores, doem na alma e no bolso.

Perguntado se eu iria pagar o IPTU e aqui respondo, sim, vou pagar os mais de R$ 2 mil reais que me vieram por conta do comércio onde estou instalado. Vou pagar, porque uma vez aprovado pelos vereadores, penso que pouco há de ser feito. Depois não quero figurar como devedor da municipalidade e figurar na dívida ativa do município como inadimplente. Os vereadores foram soberanos ao aprovarem o reajuste. Sendo dessa forma,  que cada eleitor cobre justificativa do político a quem depositou o voto, é assim que funciona em uma Democracia. 

Não sou eleitor em Dourado, portanto não posso cobrar de ninguém, apenas me indignar com os valores a serem pagos, pois nem mesmo os menos favorecidos financeiramente foram perdoados. Um bairro tido como popular, poderia ter uma taxação menor que os 100%, era uma questão de projeto. Por exemplo: residências até 100 metros quadrados de construção, teriam um aumento menor. Ou então, o contrário do que foi feito, terrenos poderiam ter uma taxação maior que área construída, para incentivar o proprietário a construir e assim contribuir com impostos no município.

Enfim, com o todo o respeito que merecem os políticos de Dourado, por essa ninguém imaginava, muito menos a população estava preparada para esse desembolso.

Em Tempo: Volto a frisar que é minha opinião, o que não quer dizer que opiniões diferente da minha, não sejam respeitadas.

3 comentários:

Christina Fazan disse...

Como cidadã douradense estou me sentindo apunhalada pelas costas não com uma faca ou punhal mas com uma espada. Tanto o legislativo como o executivo traíram os eleitores no quesito mais baixo que um ser humano é capaz de fazer. Como a maioria da população douradense vai poder pagar 100% de aumento vivendo com salário mínimo cunho aumento foi de R$12,00. Parabéns aos prefeitos anteriores ao atual, porque ´por mais que tenham cometidos erros NÃO traíram os cidadãos douradenses como o atual. Vereadores se vocês são soberanos então a traição foi maior. Estou enojada com a política praticada no Brasil, agora muito mais em uma cidade com 8 mil habitantes onde todos se conhecem mas somente no período eleitoral, depois só pensam em si próprios. Depois deste absurdo sinto vergonha, Dourado sempre foi um paraíso e vocês a transformaram no INFERNO.

Joaquim Carlos Alves Costa disse...

No meu entender, a partir do momento que o cidadão paga seus impostos, que serão revertidos em parte para o salário dos políticos, não concordo que se tenha que cobrar esse ou aquele político que recebeu o seu voto e sim cobrar a todos que não estão alinhados com a população.
Eu não voto em RB, mas me sinto com o direito de cobrar os políticos uma vez que recolho impostos no município.

sincera disse...

Só gostaria de saber se os funcionários da prefetura de Dourado tiveram tambem 100%de almento salarial? Se o repasse das escolas e da saúde tambem tiveram o aumento de 100%? Caso seja sim ,esta tudo certo! Caso seja não! Estamos sendo roubados na cara dura! O pior tipode assalto!