sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Moradores de Dourado falam com a EPTV do aumento do IPTU em 100%

O morador  de Dourado Vito Gomes de 79 anos, falou com a equipe da EPTV

A EPTV - filiada da Rede Globo de televisão na região, enviou uma equipe com repórter e cinegrafista na manhã desta sexta(23) para gravar sonora com moradores da cidade  que estão inconformados com o aumento que já vigora do Imposto Predial Territorial Urbano(IPTU), para pagamento neste ano de 2018, com índice de majoração da ordem de 100%. O projeto foi encaminhado pelo Executivo em setembro de 2017, apreciado pela câmara de vereadores e votado favorável ao aumento, por unanimidade dos votos dos 9 representantes do Legislativo local.
Vários moradores acompanharam a equipe da EPTV

Muitos moradores da cidade acompanharam a equipe da EPTV e vários deles se despuseram a conversar com o jornalista, expondo, cada qual, o seu ponto de vista. Vito Gomes, 79, fiscal de renda do Estado aposentado desde 1996, falou sobre o aumento de 100% no IPTU, o que considera abusivo. Ainda de acordo com Vito, deverá ingressar na justiça contra o aumento.
Moradores mostram seus carnês com o imposto majorado em 100%

Durante a gravação, proprietários de imóveis da cidade, mostravam os carnês que recentemente receberam em suas casas. Nem todos os moradores ainda estão em posse de seus impostos. O pagamento à vista está parcelado sem juros em duas vezes. O pagamento mais elástico está programado para 10 parcelas, com juros e correção.
Abaixo assinado contrário ao aumento do IPTU em 100%


Uma moradora de Dourado esteve presente, colhendo assinaturas em abaixo-assinado com o objetivo de sensibilizar Executivo e Legislativo para reverem a posição tomada de aumento em 100% do imposto. Vale lembrar que no projeto apreciado pela câmara em setembro de 2017, foi alterado o valor venal dos imóveis, passando de 1% para 2%. Dessa forma, o impacto no IPTU foi de 100%, o dobro. Um vereador disse ao Blog do Ronco recentemente, que se confundiu e não percebeu que o impacto no referido imposto seria de 100%. 

Morador mostra ao Blog do Ronco o que pagava em parcelas no ano passado e o que irá pagar neste ano. Majoração de 102%.

A equipe da EPTV após a gravação com populares, se dirigiu a sede da Prefeitura para ouvir o que tem a dizer o Executivo. De acordo com a própria EPTV, a matéria deverá entrar nos jornais da emissora, possivelmente ainda nesta sexta(23).
Atualizado: A EPTV veiculou a matéria do IPTU em seu Jornal de 1ª Edição
Vejam a matéria da EPTV AQUI

Índices de aumento do IPTU  de 2018 em relação a 2017, nas cidades que compõem a Comarca de Ribeirão Bonito 
Ribeirão Bonito....................2,65%
Dourado................................100%
Trabiju...................................1,94%
Boa Esperança do Sul........2,8%

3 comentários:

Anônimo disse...

Enquanto isso a Rua Gregório Tomazin continua intransitável, sem guia, sarjetas, asfalto, toda esburacada, cheia de galhos caídos tapando a passagem dos carros, sendo os moradores obrigados a conviver com o barro, lama, num total abandono. Todos lá pagam esse imposto abusivo.
Essa rua da cidade vive num total abandono, fora o fato de lá ser ponto de uso de drogas. Gostari que esse blog fosse lá, fotografasse e verificasse em loco nossa realidade. Aí quem sabe iriam dar uma solução para nossos problemas. Grato.

Sergio Ronco disse...

Prezados, o Blog do Ronco é um espaço participativo, desde que o comentarista respeite as regras pré-estabelecidas. Não tem o menor sentido e jamis publicaria qualquer tipo de ofensa a quem quer que seja. Não é esse o objetivo do Blog. Sendo assim, peço para que nem percam tempo em imaginar que eu possa postar comentários denegrindo a imagem de quem quer que seja, como já disse. Democracia se constrói com pluralidade de ideias e não com ofensas e força bruta. Da mesma forma que políticos inteligentes, deixam de lado os ataques a comentaristas e aceitam e respeitam opiniões diversas. Tenho visto ataques nas redes sociais e até mesmo alguns entram na vida particular querendo justificar o injustificável. Acho que o caminho não é esse. Se alguém duvidada da força da população, já não duvida mais. Se alguém achou que a população é cordeirinho, acho que agora pensa diferente. Se alguém pensou que era só emitir a fatura e tudo bem, deve estar pensando diferente agora. Político é sensível a pressão em todo mundo. O país seria diferente se o exemplo que estamos vendo em Dourado, a população gritando, fosse seguido pelo resto do Brasil.O País só mudará, se o povo não aceitar pacificamente e engolir goela abaixo os desmandos que rotineiramente ocorrem em todos os níveis, municipal, estadual e federal. Parabéns povo de Dourado, defenda os interesses coletivos.

Marcia Maria disse...

Que coina, né? Estão achando que 50% de aumentos está bom,parem! A inflação é de 2% apenas. Ele aumentou em 50%. Vamos continuar a protestar, sim, é direito do cidadão.