quarta-feira, 14 de março de 2018

Crianças estudam em salas de aulas com alta temperatura, em Ribeirão Bonito

Escola Municipal Coronel Pinto Ferraz - Ribeirão Bonito

O Blog do Ronco esteve nesta quarta(14) na Escola Municipal Coronel Pinto Ferraz em Ribeirão Bonito, após reclamação de que o calor em salas de aulas estaria demasiado.

Em contato com a diretora Soraya Pessa, marcamos uma visita, e por volta dàs 10h20, chegamos à centenária e tradicional casa de ensino de Ribeirão Bonito.

O prédio é tombado pelo Governo do Estado de São Paulo. A manutenção fica por conta do município. Consta que a Escola começou a funcionar em 1896, um Colégio de Instrução Primária e Secundária denominado "Aula Júlia". Em1941, após a construção do majestoso prédio, antes com o nome de Grupo Escolar Ribeirão Bonito", passou a se chamar Grupo Escolar Coronel Pinto Ferraz, em homenagem a Antonio Duarte Pinto Ferraz, figura ilustre e de família tradicional da cidade.

Hoje, o "Coronel" como é conhecida a escola, possui 10 salas de aulas, sendo quatro delas no andar superior e seis no piso inferior. Todas estão equipadas com aparelhos ventiladores. Em algumas salas, três deles e em outras até quatro. Ocorre que em nenhuma delas todos estão funcionando ao mesmo tempo, ao menos um, ainda está em serviço, porém vários estão sem funcionar por falta de manutenção.
Sala de aula do piso inferior - Poucos ventiladores. Muitos sem operação

A Diretora da Escola Soraya, que nos atendeu prontamente, disse que por duas vezes oficiou a Secretária da Educação, solicitando o conserto dos aparelhos, e que até o momento não havia sido atendida. Perguntamos se há reclamação de calor por parte dos alunos. Soraya nos disse que ontem mesmo foi questionada por uma aluna sobre o calor e se não iriam consertar os ventiladores.

Para essa visita o Blog do Ronco levou um termômetro que mede temperatura ambiente. Deixamos por cerca de 30 minutos em uma das salas do piso inferior, junto a uma das paredes, próximo a lousa.  Ao fazermos a leitura, o termômetro que mede mínima e máxima, alcançou a marca dos 39º, antes das 11h00(foto após a leitura).

O Blog do Ronco considera essa temperatura alta, uma vez que poderia afetar até mesmo no aproveitamento das aulas por parte dos alunos.

Não bastasse esse problema, Soraya nos informou que em dias chuvosos, várias salas são afetadas , corredores e áreas cobertas no páteo, com goteiras e infiltrações. Um buraco está aberto há dias no páteo, sem que o mesmo tenha sido tampado. O perigo de algum aluno se acidentar é evidente.

Perguntamos se o prefeito de Ribeirão Bonito Chiquinho Campaner visita costumeiramente a Escola e, para nossa surpresa, foi dito que apenas um vez, no início de seu governo o chefe do Executivo esteve visitando à escola, depois dessa visita, não mais.
 A marca de infiltração no teto de uma das salas de aulas do Coronel
Fotos: Ronco

2 comentários:

Janaina silva disse...

Parabéns sr prefeito esperamos que providências sejam tomadas ou melhor o sr quanto tempo iria aguentar sentado nestas salas

Ines Camilo disse...

vc não postou o meu comentário porque eu não ataquei o prefeito atual e disse um monte de verdades ?também não assino ANONIMO coloquei meu nome