segunda-feira, 16 de abril de 2018

Saúde de Ribeirão Bonito está na UTI???

A saúde de Ribeirão Bonito está na UTI?
Sergio Ronco 

O comentários são de que só ainda não faleceu porque os servidores públicos da área, trabalham como muito carinho e responsabilidade. Ontem, domingo(15), estive por volta das 21h00 no Pronto Socorro local e sou testemunha ocular de quanto enfermeiras e demais servidores se entregam literalmente à profissão que escolheram. Mas tudo tem limites, e parece que esse limite já extrapolou há muito tempo. Atualmente a saúde de Ribeirão Bonito está sob intervenção da prefeitura e a interventora,  a secretária da saúde Maria Eliza Alboleia pouco pode fazer diante de uma situação centralizadora do prefeito Chiquinho Campaner(PSDB). Há tempos que percebo um descontentamento generalizado por parte de funcionários  com algumas atitudes adotadas e situações que fogem da sua normalidade, porém o receio de represália continua sendo uma barreira. 

Motoristas de ambulâncias se negam a trabalhar fora do horário, sem que horas extras sejam devidamente pagas.  O prefeito Chiquinho Campaner(PSDB) cortou algumas horas extras dos motoristas que servem a saúde. Pelo que nos parece, esse corte acabou afetando os dois turnos de trabalho, que giram 24 horas: das 7h00 às 19h00 e das 19h00 às 7h00. O ideal e adequado seria ao menos dois motoristas por turno, o que não vem ocorrendo, como foi o caso de ontem, domingo(15), em que a secretária da saúde foi obrigada a pedir ajuda a cidade de Dourado que prontamente encaminhou um motorista e uma ambulância a Ribeirão Bonito. Outros dias da semana tem ocorrido o mesmo, a falta de motorista tem gerado uma enorme preocupação para os servidores, ao que parece, menos ao prefeito Campaner.

 Essa "intervenção" está destruindo um trabalho de 10 anos em que a Santa Casa cresceu e se tornou referência para hospitais da região. Estamos perdendo nossos melhores funcionários que não estão suportando o que acontece por aqui e, se a situação não está pior, é graças a eles, os funcionários, que tem "segurado a peteca", disse um servidor que não quis se identificar.

Durante ato público de funcionários em frente a prefeitura ocorrido na semana passada, ouviu-se de servidores que as ambulâncias estariam em péssimas condições de manutenção e o caso das horas extras também foi comentado. Um dos sindicalistas  presentes ao evento, também recebeu essa informação e repassou publicamente aos que ali estavam.

Santa Casa
Durante 20 anos, o jurista José Chizzotti foi o advogado da Santa Casa de forma voluntária, ou seja, sem nada cobrar da entidade, dos diversos processos que defendeu. Outro advogado que doou tempo à entidade foi o Serrano, que da mesma forma, por carinho e com o espírito de ajudar a cidade, se colocou à disposição na esfera jurídica, voluntariamente. Hoje, a informação é de que se paga um salário para um profissional defender a entidade. Por que será que os voluntários deixaram a Santa Casa?

A Amarribo no passado liderou uma campanha de sucesso que tirou a Santa Casa do seu possível fechamento. A população fez o que pôde para que a cidade tivesse uma saúde de qualidade. O corpo médico fez e continua fazendo a sua parte, os servidores de modo geral se esforçam ao máximo para que o hospital continue sendo modelo para a região, mas por motivos alheios à vontade dos funcionários públicos, a Santa Casa já não se mostra mais eficiente como foi no passado.

Demandas trabalhistas de médicos e servidores continuam tramitando na justiça do trabalho, desde que vários foram dispensados pelo atual prefeito que insiste em falar que Ribeirão Bonito voltará a ser a locomotiva da comarca, o que há muito tempo deixou de ser.

Aproveitando a oportunidade, onde podemos encontrar com clareza, as contas da Santa Casa que recebe subvenção da prefeitura de Ribeirão Bonito?

Nenhum comentário: