sexta-feira, 18 de maio de 2018

Grávidas de Ribeirão Bonito, SP, estão sem exame de ultrassonografia pelo SUS

As mulheres grávidas de Ribeirão Bonito (SP) não conseguem realizar ultrassonografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A Secretaria Municipal da Saúde disse que não há ultrassonografista e o equipamento precisa ser substituído, porém, o serviço é caro e o valor repassado pelo SUS é insuficiente para atender a demanda. A indicação médica é que a gestante faça pelo menos um ultrassom em cada trimestre da gravidez.
                                                             Exame de ultrassom (Foto: Reprodução EPTV)

“No primeiro trimestre, entre 10 a 14 semanas, é feito para detectar se há alguma coisa errada no desenvolvimento do fetinho, bem no início; entre 22 a 24 semanas, no segundo trimestre é feito para ver se o nenê está tendo um crescimento compatível com a idade gestacional; e no final da gravidez, em torno da 34 semanas, faz um para ver a vitalidade do feto”, explicou o ginecologista e obstetra Abdala Jorge Lauand Neto.

Exame particular

Sem conseguir fazer o exame essencial na rede pública, as gestantes estão tendo que pagar pelos exames na rede particular. Com 23 semanas de gestação, a dona de casa Ana Julia Passarelli, pagou pelos dois ultrassons que fez.

”Porque me falaram que demoraria no mínimo três meses, que tinha grávida que estava tendo o bebê sem conseguir fazer o ultrassom”, contou.

Já a dona de casa Daniela Aparecida dos Santos conseguiu fazer um exame pelo SUS em toda a gravidez. Com 37 semanas de gestação, gastou R$ 800 em exames para acompanhar a saúde de seu bebê. Dizem que é uma vaga que abre em São Carlos por mês, mas nunca tem”, disse.
                     Grávidas de Ribeirão Bonito não conseguem fazer ultrassom pelo SUS (Foto: Reprodução EPTV)
Mas nem todas grávidas têm condições de pagar por pelo menos os três exames indicados. A estudante Maria Eduarda Zampieri teve que pedir para a mãe para realizar alguns exames. “Tem que pagar R$ 90 por cada ultrassom”, disse.
  

Risco para mãe e para o bebê

O exame de ultrassonografia é fundamental para acompanhar o desenvolvimento do bebê. A não realização do exame pode impedir a descoberta de problemas na gestação que podem comprometer a saúde da mãe e da criança. Pelo exame, é possível descobrir se o feto tem síndromes ou doenças congênitas, fazer o diagnóstico precoce e prevenir doenças.
  
“Por exemplo, se tem uma patologia cardíaca que pode comprometer a vida do feto ao nascer, pode fazer uma cirurgia cardíaca intrauterina e salvar a vida do bebê”, explicou Lauand Neto.

Prefeitura e SUS


A Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Bonito admitiu que o exame não está sendo realizado na cidade por falta de profissional para operar o equipamento, que também precisa ser trocado, porém o serviço é caro e o valor repassado pelo SUS é insuficiente para atender a demanda.

Nenhum comentário: